I Encontro de Influenciadores Digitais na Vida sem Glúten

Postado por menusemgluten em 02/nov/2018 - 4 Comentários

I Encontro de Influenciadores Digitais na Vida sem Glúten

Quem me acompanha nas redes sociais deve ter visto que participei do I Encontro de Influenciadores Digitais na Vida sem Glúten, que ocorreu em Curitiba no dia 20/10/2018.

Vou compartilhar com vocês um pouco do que aconteceu por lá, pois acredito que iniciamos um movimento muito importante na direção da maior divulgação da doença celíaca.

Aproveitamos para conhecer algumas das várias opções que a cidade de Curitiba tem para os celíacos. Lá, a ACELPAR, associação de celíacos do Paraná, é bastante atuante, fazendo inclusive um tipo de fiscalização nos estabelecimentos que que atendem celíacos.

Sexta:

Cheguei em Curitiba na sexta-feira. Aproveitei para conhecer o restaurante SEM CULPA FUNCIONAL.

Já acompanhava o trabalho deles pelo Instagram e estava louca para provar o Hambúrguer.

Com a amiga querida Patricia, que me hospedou em Curitiba!

É uma alegria poder comer hamburguer com a mão, né? Deliciooooooso!
Eles têm uma porção de salgados no cardápio, além de bolos lindos. Provei um bolinho maravilhoso, com massa de mandioca e recheio de carne moída.

Visita à Schär:

No dia seguinte, tivemos o privilégio de ser convidadas pela Schär, maior empresa de alimentos sem glúten do mundo, para conhecer sua fábrica, que fica na região metropolitana de Curitiba.

A Schär comprou recentemente a operação da empresa brasileira de produtos sem glúten Beladri, e é lá que montou sua operação para produção de alguns produtos, como os pães de forma e a farinha multiuso (antigo Mix Pan).

Pudemos acompanhar todo o processo de fabricação e entender melhor como funciona o rigoroso processo de produção, para que não haja nenhum risco de contaminação. Todos os funcionários que entram na fábrica passam por um rigoroso processo de troca das roupas, limpeza das mãos.

Eles têm também forno e estufa automatizados, para que haja o menor contato possível com os funcionários e com o ar. Além disso, eles testam todos os lotes produzidos para verificar que não tenha nenhuma partícula de glúten.

Não sei se vocês sabem, mas os produtos da Schar não têm conservantes, pois são produzidos em atmosfera modificada e todo o ar é retirado da embalagem.

Aí vocês perguntam, por que o valor desses produtos não baixou, já que são produzidor por aqui? Porque toda a matérias prima utilizada ainda é importada (exceto o fermento biológico), e melhor não leva nada de transgênicos.

Fiquei completamente admirada com o cuidado que eles têm para atender a nós celíacos e pude entender que essa série de cuidados, claro, impacta no valor final dos produtos.

Os pães produzidos aqui já deveriam estar saindo por 9,90 no mercado, o problema é os comerciantes, ao invés de baixarem o preço, vêem uma oportunidade para aumentar o lucro.

Também avaliamos alguns snacks que estarão a venda em breve. Fizemos a degustação depois avaliamos os produtos.

Após passarmos essa manhã mais que agradável na Schär, fomos almoçar em um restaurante chamado Baloon Rouge. Na verdade, eles são uma Pizzaria, e servem algumas opções de pratos no almoço.

Tínhamos ouvido falar muito bem de lá, mas a experiência não foi boa. Os pedidos demoraram demais, e o que chegou às mesas não agradou.

Pedimos uma pizza para provar. Achei saborosa, massa bem fininha. Mas depois de tanta espera, confesso que não conseguimos nem curtir muito.

O Encontro:

Em seguida, fomos para o Centro Europeu, onde seria o nosso encontro. Ao chegar lá, nos deparamos com uma linda mesa, cheia de delícias enviadas pelos patrocinadores do evento. Muito amor!

A Elisa, do @glutenfreetrips, deu uma palestra incrível sobre mídias sociais – recursos e possibilidades, para que nossa campanha tenha mais repercussão e impacto.

Com a Elisa do @glutenfreetrips

Enfim, a finalidade do encontro é a criação de uma campanha de âmbito nacional para divulgar a doença celíaca, para que nós celíacos sejamos respeitados, incluídos e que as pessoas saibam o que é essa condição, já que a maioria da população não faz ideia.

Fizemos alguns grupos para discutir o que iremos abordar e muitas ideias surgiram. Agora iremos formatar essas ideias para lançar a campanha no inicio do ano que vem.

Foi um dia muito especial para todas as pessoas envolvidas! Adorei demais conhecer tanta gente engajada e pronta para trabalhar! Além de reencontrar as amigas que a doença colocou no meu caminho.

Sempre acreditei que podia ajudar as pessoas, seja com minhas receitas, meus produtos, minhas dicas, conversas sobre a doença, etc.

Sempre vi um propósito na minha doença, que prefiro chamar de “condição”. E sonho com o dia em que seremos compreendidos por todos, tratados com carinho e respeito, onde seremos incluídos e poderemos ir a restaurantes que saberão como nos atender.

Agradeço imensamente aos patrocinadores do evento: @centroeuropeubr @schar_br @jasmine_alimentos @celivitaglutenfree @dieta_e_sabor @acelpar @casariganisemgluten @clementine_vivabemsemgluten @graniamici

Mais restaurantes:

Claro que no domingo aproveite para conhecer mais alguns lugares gluten free pela cidade…

Delight Saúde
Eu já seguia a Delight no Insta. Só de olhar os pratos e bolos, eu babava. Porém, soube pelo pessoal do encontro que o restaurante não fazia mais parte dos locais aprovados pela Acelpar, por algumas questões de fornecedores do restaurante.

Resolvi ir provar a comida, já que o problema é com as farinhas. Achei bem gostoso! E o restaurante é lindo! Mas acabei não tendo coragem de provar os salgados e bolos feitos com as tais farinhas.

Uma pena, pois tudo no local é sem glúten. Espero que eles adequem isto logo.

Como fiquei na febre de comer um docinho, fomos para o Lola Li, outro local super aconchegante e fofo. O brigadeiro de amêndoas é maraaaa! O bolo achei ok.

E claro, encontrei um pessoal do Encontro lá.

Já estou louca para voltar logo  a Curitiba e conhecer os demais lugares que não consegui ir. 🙂

SEM CULPA FUNCIONAL
Av. Desembargador Hugo Simas, 1249 – loja 1 – Bom Retiro, Curitiba – PR, 80520-250
Telefone: (41) 3015-1575

BALOON ROUGE PIZZARIA
R. Jacarezinho, 721 – Mercês, Curitiba – PR, 80710-150
Telefone: (41) 3016-8775

DELIGHT SAÚDE
R. Maj. Heitor Guimarães, 1214 – Seminário, Curitiba – PR, 80740-340
Telefone: (41) 3092-0203

LOLA LI CAFÉ E DOCERIA
Alameda Prudente de Moraes, 1225 – Centro, Curitiba – PR, 80430-220
Telefone: (41) 3121-2882

4 Comentários

  1. Valéria Carvalho Vieira Ferreira disse:

    Super importante esse Encontro! Tenho doença auto-imune e fui orientada pelo meu médico a retirar o glúten da dieta.
    Desde então; tem sido uma luta; já que achar produtos acessíveis é muito difícil.
    O seu site tem me ajudado muito!
    Obrigada por compartilhar receitas!
    Abraço.

  2. Valéria Carvalho Vieira Ferreira disse:

    Obrigada por compartilhar essas notícias! Muito bom saber que os celíacos têm mais escolhas! Ahh! Obrigada por suas receitas! Me ajudam muito! Abraço.

Deixe seu comentário!