Filé de Saint Peter com ervas e gengibre com Purê rústico de mandioquinha e ervilhas “frescas”

Postado por menusemgluten em 06/fev/2014 - Sem Comentários

Hoje me deu uma mega vontade de comer filé de Saint Peter. Aproveitei que estava perto de um supermercado e passei pra comprar. Acho o peixe sensacional. Leve, saudável, e dá pra fazer de mil jeitos que fica bom.

Para acompanhar, aproveitei umas mandioquinhas que tinha na geladeira. Somei ervilhas congeladas e voilá! Jantar rápido e delicioso.

Estava com saudades de cozinhar, a semana foi bem corrida, teve meu aniversário, o aniversário da minha sogra.. acabei comendo fora mais do que gostaria (e talvez poderia, pois comer fora é me arriscar), mas agora estou de volta à rotina. Fico mais tranquila comendo em casa.

Ingredientes:
4 filés de Saint Peter (Tilápia)
Sal verde (mistura de sal com ervas diversas – bater ou amassar com pilão até as ervas desaparecerem e o sal ficar verde)
Suco de meio limão
1 pedaço de mais ou menos 3 cm de gengibre ralado (ou a gosto)
1/2 pimenta dedo de moça picadinha
Tomilho a gosto
Salsinha picada a gosto

Temperar o peixe com todos os temperos. Deixe descansar por cerca de 30 minutos na geladeira.
Após esse tempo, unte levemente uma forma antiaderente com ghee e disponha os filés lado a lado. Leve para assar em forno médio-alto por cerca de 10-15 minutos. Não deixe muito tempo, pois o peixe fica ressecado.

Para o purê de mandioquinha:
3 mandioquinhas médias em fatias finas
1/2 xícara (chá) de ervilhas congeladas
2 dentes de alho com casca
1 colher (chá) de ghee (manteiga clarificada)
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Cebolinha a gosto

Coloque a mandioquinha em uma panela e cubra com água. Tempere com sal, junte os 2 dentes de alho com casca e deixe cozinhar até a mandioquinha estar cozida. Nesse momento, junte as ervilhas e deixe ferver alguns minutos, apenas para elas descongelarem e amolecerem um pouco.
Escorra o líquido que sobrou e volte a mistura à panela.
Pegue os 2 dentes de alho que cozinharam junto com a mandioquinha, retire a casca e amasse (elas já estarão molinhas). Junte esse purezinho de alho, a cebolinha e o ghee na mandioquinha e misture bem, é nesse momento que vai virar um purê rústico. Acerte o tempero (sal e pimenta).

Espero que vocês gostem! 🙂

0 Comentários

Deixe seu comentário!


Warning: Undefined variable $user_ID in /home1/menuse86/public_html/wp-content/themes/msgtheme/comments.php on line 40