Bolo de fubá sem glúten com caldinha de maracujá

Postado por menusemgluten em 02/out/2013 - 2 Comentários

Bolo de Fubá com caldinha de maracujá

Eu estava louca para usar a minha forma nova da Nordic Ware, que trouxe da última viagem. As formas dessa marca são lindas!! Quase enlouqueci na loja, queria trazer todas, mas já seria bem difícil trazer uma, visto que são bem pesadinhas, e eu ainda tinha várias coisas pra comprar…rsrs

Escolhi esse bolo de fubá para estrear a forma. Ainda não tinha testado uma versão sem glúten. E posso dizer? Ficou ótimo. Levei para o pessoal do trabalho e todo mundo disse que era igual ao bolo com glúten. A caldinha também é deliciosa, dá uma super diferenciada no tradicional bolo de fubá. Esta fiz com polpa de maracujá, mas pode ser feita com suco concentrado, para quem não gosta das sementinhas. Eu adoro o croc delas.

Adaptei a receita do maravilhoso blog Technicolor Kitchen

Ingredientes:

  • 1 xícara (140g) de farinha sem glúten (usei Aminna) – mas pode ser a marca de preferência ou a receita caseira feita com 240 g de farinha de arroz + 105 g de fécula de batata + 40 g de polvilho doce (misturar tudo e usar medida da receita)
  • 1 xícara (150g) de fubá
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (chá) rasa de goma xantana
  • 4 ovos grandes
  • 1 ½ xícaras (300g) de açúcar cristal
  • ¾ xícara (180ml) de óleo de canola
  • 1 xícara (240ml) de leite fervendo

Calda:

  • ½ xícara (70g) de açúcar de confeiteiro
  • 2-4 colheres (sopa) de polpa de maracujá (ou pode usar o suco concentrado)

Primeiro, pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe com fubá uma forma de furo central com capacidade para 12 xícaras de massa.

Em uma tigela média, peneire a farinha sem glúten, o fubá, o fermento e o sal. Misture e junte a goma xantana. Reserve.

Numa tigela grande, coloque os ovos (eu sempre peneiro) e bata com batedeira rapidamente. Junte o açúcar aos poucos e vá batendo até formar um creme fofo e esbranquiçado. Vá adicionando o óleo aos poucos.

Diminua a velocidade da batedeira para o mínimo e, alternadamente, acrescente a mistura de farinhas e o leite quente, até incorporar os ingredientes. Não precisa bater muito. A massa fica bem líquida.

Despeje na forma e dê uma batidinha no fundo, para tirar bolhas de ar da massa. Essa forma ficou pequena para a quantidade de massa, então, assei 4 bolinhos pequenos (forminhas individuais) com a massa que sobrou.

Leve ao forno e asse por cerca de 50 minutos ou até o bolo crescer e dourar.

Deixe esfriar na forma por cerca de 10 minutos, e então desenforme com cuidado sobre uma gradinha. Deixe esfriar.

Calda:
Peneire o açúcar de confeiteiro em um potinho. Junte a polpa/ suco de maracujá e misture até obter a consistência de calda, não muito liquida. Despejar sobre o bolo frio.

O bolo ficou super fofinho e macio!

bolo4

2 Comentários

  1. Maíra Martins disse:

    Carol, fiz esse bolo de fubá e ficou SENSACIONAL!!!! Muito mas muito obrigada por disponibilizar suas receitas. Há tempos não comia um bolo tão fofinho e gostoso!

Deixe seu comentário!


Warning: Undefined variable $user_ID in /home1/menuse86/public_html/wp-content/themes/msgtheme/comments.php on line 40