Picadinho de filé mignon sem glúten

Postado por menusemgluten em 11/abr/2016 - 2 Comentários

Receita de Picadinho de filé mignon sem glúten

pic1

Eu adoro picadinho! Prato rápido de fazer, prático e gostoso. Marido adora!

Acompanhei com uma farofinha de milho com tomate e arroz integral! Super comfort food, né? Tem dias que a gente precisa comer uma comida que conforta.

Semana passada entrei na onda das demissões que vem assolando o Brasil e agora estou em busca de novos desafios. Quero me dedicar mais ao blog e a gastronomia, minhas grandes paixões. Tenho fé que vai dar certo! Sempre escuto falar que quando a pessoa se dedica a algo que ama, as coisas fluem. Estou esperançosa. Sem dúvida é uma oportunidade. Mas, claro, dá medo, insegurança, afinal as contas não param de chegar.

Estou aprimorando algumas receitas, pois em breve penso em vender algumas delícias sem glúten…. portanto, aguardem novidade!!! 🙂

Ingredientes:

  • 500 kg de filé mignon em cubos
  • 2 cebolas
  • 3 dentes de alho
  • 4 colheres (sopa) de amido de milho
  • 1 xícara de (chá) de molho de tomate (usei um caseiro que tinha na geladeira)
  • 2 colheres (sopa) de molho inglês
  • Caldo de ½ limão
  • 5 colheres (sopa) de azeite
  • ¼ de xícara (chá) de salsinha
  • 1 xícara (chá) de água
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Descasque e pique a cebola e o alho.

Leve 1 xícara (chá) de água para aquecer numa chaleira.

Corte o mignon em cubos e com um pano de prato limpo, seque bem a carne.

Transfira a carne para uma travessa e polvilhe os cubos com o amido de milho, isto serve para engrossar o molho.

Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e doure cerca de 1/3 dos cubos de carne, sem cobrir todo o fundo. Este passo é MUITO importante, pois se você colocar toda a carne de uma vez, ela irá resfriar a panela e cozinhar no próprio líquido, em vez de dourar. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e mexa aos poucos para dourar por igual.

Transfira os cubos para uma tigela e mantenha a panela em fogo médio. Doure o restante da carne em mais duas etapas, regando com 1 colher (sopa) de azeite antes de cada leva.

Após retirar os últimos cubos, regue a panela com 1 xícara (chá) da água quente e o caldo de limão. Com uma colher de pau, raspe bem o fundo da panela para dissolver o queimadinho que se formou, apenas até “limpar” a panela, cerca de 1 minuto. Transfira esse caldo para a tigela da carne, passando por uma peneira.

Volte a panela ao fogo médio e regue com o azeite restante. Adicione a cebola e refogue até murchar. Acrescente o alho e misture por mais 1 minuto.

Adicione o molho de tomate e misture bem. Volte a carne, com o caldo, para a panela e mexa apenas para aquecer. Misture o molho inglês. Quando começar a ferver, deixe cozinhar por mais 6 minutos.

Enquanto isso, lave, seque e pique a salsinha. Desligue o fogo, prove e ajuste o sal e a pimenta-do-reino.

Salpique a salsinha e sirva a seguir.

Receita adaptada da Rita Lobo.

 

%d blogueiros gostam disto: