Rolê de Frango recheado com ricota e ervas com batata-doce assada com páprica
Postado por menusemgluten em 02/out/2014 - Sem Comentários
Vira e mexe tento inovar a preparação de prato básicos, do dia-a-dia. Nunca tinha preparado o frango desta forma (rolê), mas como adoro arriscar…
Eu fiz com recheio de ricota temperada com ervas, mas você pode rechear com o que quiser: apenas queijo, pesto, tomate seco e muçarela de búfala, queijo de cabra, azeitonas e tomate… enfim, a combinação preferida de cada um.
O modo de preparo também pode variar, dá pra começar grelhando o frango e terminar no forno (que foi o que eu fiz), ou então fazer tudo direto no forno.
Bem fácil!
Para acompanhar o frango, fiz umas batatinhas-doces assadas com páprica. A batata-doce, apesar de calórica, tem baixo índice glicêmico.
Este tubérculo contém minerais, como manganês, magnésio, cálcio, fósforo e potássio e é uma excelente fonte de vitamina A, contribuindo para a saúde dos olhos, da pele e do sistema imunológico. Além disso, a batata doce auxilia o bom funcionamento do intestino, pois é rica em fibra alimentar insolúvel. (Fonte:http://www.bolsademulher.com/corpo/batata-doce-e-boa-fonte-de-carboidratos-e-ajuda-a-emagrecer/)
Comece pelas batatas-doces, pois enquanto elas assam, dá para ir preparando o frango (e aproveitar o forno ligado).
Utilizei:
- 2 batatas-doces fatiadas (fatias finas)
- 1 colher (chá) de páprica doce
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Azeite de oliva
Tempere as batatas com a páprica, sal e uma pitada de pimenta. Regue com um tiquinho de azeite.
Unte uma forma antiaderente com azeite. Coloque as batatas temperadas e leve ao forno, a 200 graus, até as batatas ficarem macias. Cerca de 20 ou 30 minutos, dependendo do forno.
Para as batatas dourarem por igual, vá virando a cada 5 minutos. A dica aqui é não empilhar as batatas na forma, elas precisam estar lado a lado.
Para os rolês de frango você vai precisar de:
- 500 g de filés de frango (use filés mais gordinhos)
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 1 dente de alho amassado
- Suco de meio limão
- Salsinha picada
Primeiro, coloque os filés em uma tábua de cozinha (faça uma a um); com o auxílio de um martelo de cozinha dê batidinhas nos filés até que fiquem finos e grandes. Bata devagar, para que os filés não rasguem. Tempere com sal, pimenta, o alho amassado, salsinha picada e o suco de limão. Deixe o frango descansar no tempero por cerca de 30 minutos (na geladeira).
Enquanto isso, prepare o recheio:
- 200 g de ricota amassada
- Salsinha picada a gosto (usei uma colher de sopa)
- Manjericão picado a gosto (usei uma colher de sopa)
- Sálvia picada (usei ma colher de sopa)
- 1 colher (sopa) cebola bem picadinha
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 2 colheres (sopa) de maionese light ou creme de ricota ou biomassa de banana verde amolecida e fria (para dar liga)
Misture a ricota com as ervas (use as ervas que preferir) e o ingrediente escolhido para dar liga. Mexa bem até ficar com uma consistência pastosa (como se fosse um patê).
Recheie os filés de frango, espalhando bem o recheio. Não coloque muito recheio. Enrole os filés delicadamente e prenda com o auxílio de palitos ou barbante de uso culinário.
Em uma frigideira antiaderente, aqueça 1 colher (chá) de azeite. Quando estiver quente, coloque os rolês. Deixe por uns 5 minutos de um lado e cuidadosamente vire, deixando mais 5 minutos do outro lado. O fogo deve estar médio/ alto. Quando os rolês estiverem dourados por fora, leve ao forno preaquecido, a 200 graus, por mais uns 5-10 minutos.
Eu ainda fiz um couscous de arroz integral, que já falei neste post. Mas, você pode facilmente substituir por arroz integral.
Espero que vocês gostem!!
0 Comentários