Jambalaya de Salmão, Brie e Damasco
Postado por menusemgluten em 16/jul/2014 - Sem Comentários
Desde que conheci o Le Majue Organique, maravilhoso restaurante de comida orgânica/ funcional aqui em SP, e provei os Jambalayas do chef Renato Caleffi, fiquei fã.
O Jambalaya é um prato típico cajun-créole, composto, geralmente, de arroz com cebola, aipo e pimentões, pimenta e carne (pescada, mariscos, ave, caça ou porco).
Esta receita foi baseada em uma receita do chef, porém, a versão dele leva salmão defumado e não leva damascos. Ele também acompanha com rúcula, que deve ficar ótimo, mas como eu não tinha em casa… Inventei uma nova versão, com salmão fresco, damasco e alho poró. Ficou DIVINO! O bom é que não precisa de acompanhamento, pois é um prato completo.
Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de arroz integral cateto lavado
- 1 talo de alho poró fatiado finamente
- 1 dente de alho
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- 8 damascos picadinhos
- 50 g de queijo brie picado
- 200 g de salmão fresco com a pele (tempero com suco de limão, sal, pimenta do reino e tomilho)
- 5 castanhas-do-pará picadinhas
- Sal e pimenta do reino a gosto
Em uma panela, refogue o arroz integral cateto lavado em um fio de azeite. Adicione 3 xícaras (chá) de água e 1 colher (café) de sal (ou siga as instruções de preparo do arroz que for utilizar). Tampe a panela e abaixe o fogo. Cozinhe até a água secar totalmente . Quando estiver pronto, desligue e reserve.
Tempere o peixe e deixe descansar por uns 15-20 minutos na geladeira, para pegar gosto. Depois, unte levemente uma forma antiaderente, e coloque o salmão com a parte da pele virada para baixo. Leve ao forno médio, por cerca de 15 minutos ou até a parte do meio estar cozida. Não deixe muito tempo, 15 ou 20 minutos são suficientes. Retire do forno e despedace o peixe (eu gosto de fazer lascas).
Em uma frigideira grande ou wok, refogue o alho e em seguida o alho poró no azeite, até murchar. Junte o arroz cozido, os damascos, o queijo brie e as lascas de salmão. Mexa rapidamente. Prove e acerte o tempero, se necessário.
Caso goste, adicione um pouco de salsinha picada, deve ficar ótimo também.
Coloque o arroz no centro do prato e enfeite com raminhos de tomilho e creme de aceto balsâmico.
Ótima dica para um jantarzinho especial.
0 Comentários