Lagarto com molho diferente e Farofinha sem glúten
Postado por menusemgluten em 27/jan/2014 - Sem Comentários
Eu tinha uma pecinha de Lagarto e queria testar um jeito novo de fazer esse tipo de carne. Queria fazer picada e não em peça. Dei uma procurada em algumas receitas na internet e uma me chamou a atenção, pois levava café. Imaginei que pudesse ficar com um sabor que lembrasse a carne de panela com cerveja preta (que eu fazia antes de ter o diagnóstico da doença celíaca). Achei interessante e fui testar.
Não fiz a receita exatamente como a que vi no site Gastrô Online, só peguei a ideia do café mesmo…
Ingredientes:
600 g de lagarto cortado em cubos médios
4 colheres (sopa) de café em pó
2 xícaras (chá) de água quente
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola picada
1 xícara (chá) de vinho tinto
1 cenoura cortada em rodelas
Sal e pimenta do reino a gosto
2 folhas de louro
Tempere a carne com sal e pimenta.
Faça o café usando o pó e a água quente. Coe e reserve.
Em uma panela de pressão, coloque o azeite e os cubos de carne. Deixe o fogo alto, e vá mexendo de vez em quando, até a carne dourar de todos os lados. Adicione a cebola picada e espere murchar. Neste momento, coloque o vinho tinto e o café pronto. Coloque as folhas de louro e tampe a panela de pressão, deixando ferver por cerca de 30 minutos.
Abra a panela, coloque a cenoura, e cozinhe por mais 10 minutos. Abra novamente e deixe o líquido reduzir e dar uma engrossada, deve levar mais uns 15-20 minutos. Prove e acerte o sal e a pimenta.
Farofa:
1 xícara (chá) de farinha de mandioca flocada Biju (usei da Yoki – não tem glúten)
1/4 xícara (chá) de farinha de mandioca amarela fina (com açafrão)
3 colheres (sopa) de ghee ou manteiga
1 cebola pequena picada
1 tomate pequeno picado
Azeitonas a gosto
Linhaça a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
Em uma frigideira, refogue a cebola no ghee ou manteiga. Junte o tomate e deixe ele dar uma murchadinha. Adicione as farinhas e vá mexendo. Acrescente as azeitonas picadas, as sementes de linhaça e tempere com sal e pimenta do reino.
Geralmente, eu uso cenoura, salsinha, posso adicionar sementes de girassol. Enfim, vai da criatividade e dos ingredientes que cada um tem em casa.
Para acompanhar a carne e a farofa, fiz um arroz integral cateto.
Eu gostei bastante do resultada da carne, realmente ficou com um sabor diferente, meio defumado, meio amargo. Lembra um pouco o sabor da carne com cereja preta. Vale a pena testar.
0 Comentários