“Focaccia” sem glúten
Postado por menusemgluten em 24/nov/2013 - 2 Comentários
A focaccia ou schiacciata é um pão italiano em formato plano, parecido com uma pizza, geralmente coberto com ervas (principalmente alecrim), cebola, salpicado com flor de sal ou sal grosso e azeite de oliva. Porém, a focaccia pode levar outras coberturas – tomate, queijos, carnes, vegetais, azeitonas, etc. Não leva molho.
Não sei se posso chamar isto que fiz de focaccia, mas como o princípio que utilizei foi o do pão, que é o formato chapado e a cobertura, chamei dessa forma. Digo isto porque a focaccia tradicional leva farinha com alto teor de glúten e/ou semolina, ou seja, é puro glúten. Mas, na falta de um nome melhor, chamei de focaccia.
Ingredientes:
1 xícara (chá) de farinha de arroz
1/2 xícara (chá) de farinha de Millet (painço)
1/2 xícara (chá) de polvilho doce
1 e 1/2 colher (chá) de CMC ou goma xantana
1/2 colher (chá) de sal
1 ovo
2 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de água morna
2 colheres (chá) de fermento biológico seco (granulado)
2 colheres (chá) de açúcar
Minha massa ficou muito mole, mas eu usei apenas 1/2 xícara de farinha de arroz. Por isso, já ajustei a medida na receita. Quando coloquei a cobertura, no descanso da massa, parte dos ingredientes afundaram. Acho que utilizando 1 xícara de farinha de arroz, isso não aconteceria.
Primeiro, faça a mistura do fermento. Junte a água morna (não pode estar quente), o fermento e o açúcar. Deixe descansar em um local protegido, dentro do microondas, por 10 minutos, ou até espumar.
Enquanto isso, misture todos os ingredientes secos na vasilha da batedeira. Misture bem.
Depois que o fermento tiver crescido, junte o ovo e o azeite. Bata com um fouet (batedor manual), para misturar estes ingredientes.
Jogue a mistura líquida na de farinhas. Bata na batedeira, inicialmente em velocidade baixa e depois em velocidade média, por cerca de 3 minutos. A massa fica mole. Não é uma massa grossa.
Jogue a massa em uma forma retangular untada com azeite. Coloque a cobertura que desejar e deixe crescer por 30/ 35 minutos, dentro do microondas ou forno.
Cobertura que utilizei:
1 tomate em fatias
1 cebola roxa grande em fatias
Azeitonas pretas a gosto
Alecrim a gosto
Queijo parmesão ralado na hora a gosto
Salpiquei sal do himalaia (rosa)
Azeite a gosto
Eu utilizei esta cobertura. Como minha massa ficou meio mole, os tomates afundaram, ficou parecendo o recheio da focaccia. Eles nem aparecem na foto 🙁
Leve ao forno preaquecido, a 230 graus, por 20 minutos. Até a massa ficar dourada. Desenforme e coloque em cima de uma gradinha, para não ficar úmida.
Eu e o marido gostamos bastante do resultado. A massa ficou super macia e saborosa.
Olá! eu poderia substituir o painço por outra farinha? Abç
Bom dia, Nivea. Tudo bem?
Pode substituir sim. Tem uma página aqui no blog onde você pode ver as substituições das farinhas, caso você não tenha a farinha que usei na receita. Veja aqui: http://wp.me/P3LWzO-jQ
No caso da farinha de Painço, use outra farinha de grão integral.
Bjs