Tiras de filé mignon com laranja e amêndoas, mini-arroz integral e repolho roxo refogado
Postado por menusemgluten em 20/nov/2013 - Sem Comentários
Eu estava louca pra provar o mini arroz integral do Retratos do Gosto, projeto que surgiu pela parceria de alguns chefs, como o Alex Atala e a Heloísa Bacelar, com produtores. Aliás, acho que isso falta muito no Brasil, aproximar os produtores dos consumidores, para termos ingredientes mais frescos, mais saborosos e mais naturais.
O objetivo do projeto Retratos do Gosto é promover produtos de qualidade superior e apoiar seus produtores, garantindo produção contínua com remuneração justa, comercialização e distribuição com maior efetividade e sustentabilidade.
O mini arroz foi o primeiro produto lançado pelo Retratos do Gosto. Agora já tem produtos como à base de milho, como canjiquinha, fubá, biju crocante, entre outros. O bom é que os produtos não são transgênicos (hoje em dia praticamente todos os produtos derivados de milho já são, infelizmente).
Bem interessante, não? Acho esse tipo de iniciativa muito importante, justamente por resultar em produtos mais naturais.
Claro que para ter essa qualidade, os custos são um pouco mais altos.:(
Se desejarem ler mais sobre o projeto é só entrar no site do Retratos no Gosto.
Vamos às receitas:
Para as tiras de filé mignon:
400 g de filé mignon cortado em tiras
3 dentes de alho amassados
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher (sopa) de azeite ou óleo de canola
Suco de 2 laranjas
1 colher (sopa) manteiga sem sal
1 colher (sopa) de shoyu (usei Daimaru)
Tomilho a gosto
Amêndoas em lascas a gosto (usei 1/4 de xícara)
Tempere o filé mignon com o alho, sal e pimenta do reino. Deixe a carne pegar gosto por uns 15 minutos.
Em um frigideira, coloque o azeite, espere esquentar e jogue a carne. Deixe o filé mignon dourar de todos os lados. Adicione a manteiga, o suco de laranja, o shoyu e o tomilho. No final, acrescente as lâminas de amêndoas. Deixe mais uns 2 minutos no fogo e desligue. Ajuste o tempero.
Mini arroz integral:
1 xícara de mini arroz integral (ou outro)
4 xícaras de água
1 colher (chá) de óleo de canola
1/2 cebola picada
Sal a gosto
Em uma panela, refogue a cebola no óleo. Adicione o arroz, mexa bem com uma colher de pau por 1 ou 2 minutos. Junte a água. Na caixinha diz que demora 28 minutos para ficar pronto.
Quando a água tiver secado, prove para ver se o arroz está no ponto. Caso esteja duro, acrescente mais um pouco de água.
Repolho roxo refogado:
3 xícaras de repolho roxo cortado em tiras finas
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1/2 cebola picada
Vinagre de maça a gosto
1 pitada de açúcar
Sal a gosto
Refogue a cebola no azeite. Junte o repolho e comece a mexer com uma colher de pau. Quando tiver dado uma murchada, coloque o vinagre, o açúcar e continue mexendo, até ficar no ponto desejado. Eu gosto da textura mais crocante. No final, tempere com sal a gosto.
A cor do repolho roxo é tão linda que dá um charme especial no prato!
Q prato lindo mesmo!!!
Obrigada, Jana!!