Pão de Teff sem glúten e vegano
Postado por menusemgluten em 28/jun/2016 - 2 Comentários
Receita de Pão de Teff sem glúten e vegano
Já falei sobre a farinha de teff em outro post, mas vale falar novamente, pois este cereal ainda é bastante desconhecido no Brasil.
O teff é considerado um superalimento! É fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, não causa picos de glicose no sangue e pode ser consumido por pessoas com diabete.
Por ser rico em fibras, o teff ajuda no aumento da saciedade e, consequentemente, na redução de peso e no emagrecimento.
É fonte de vitaminas (principalmente do complexo B) e minerais (como cálcio e magnésio) e pode ser adicionado em receitas sem glúten, junto a outras farinhas, para enriquecer preparações. Possui sabor leve e amendoado.
O teff também é uma importante fonte de proteína, fornece todos os aminoácidos essenciais que nosso organismo não produz e devem ser obtidos através da alimentação. Além disso, possui elevado teor de lisina, um aminoácido limitante na maioria dos cereais.
A farinha de teff é cara, mas para mim, uma das melhores para a preparação de pães sem glúten.
Esta receita além de super saudável, é vegana! Não leva ovos em sua preparação. Pães veganos duram muito mais que os que levam ovos! E são igualmente saborosos.
Ingredientes:
- 520 g de água morna (cerca de 2 1/4 de xícara)
- 30 g de psyllium em pó ou flocos
- 100 g de farinha de teff
- 120 g de farinha de sorgo
- 60 g de farinha de painço
- 60 g de fácula de batata
- 60 g de polvilho doce
- 12 g de açúcar demerara triturado no liquidificador
- 3 g de fermento biológico seco
- 6 g de sal (uso sal do himalaia)
Modo de preparo:
Comece misturando a água morna com o psyllium. Reserve.
Em outro bowl, junte todas as farinhas. Reserve cerca de 50 g dessa mistura de farinhas para modelar o pão. E então junte o açúcar, o sal e o fermento biológico na farinha restante. Misture bem.
Adicione a água misturada com psyllium nas farinhas e mexa com as mãos até formar uma massa homogênea. A massa tem uma consistência firme e não é muito pegajosa.
Leve a massa para crescer em local aquecido (dentro do micro-ondas) até dobrar de volume, cerca de 1:00 ou 1:30 hora.
Após o crescimento, polvilhe a farinha reservada (50 g) em uma bancada e despeje a massa. Amasse até formar uma massa homogênea, que não gruda nas mãos. Forme uma bola grande com a massa e passe óleo vegetal.
Coloque na forma untada com óleo. Deixe crescer por mais 20 a 30 minutos.
Leve para assar em forno preaquecido, a 180 graus, por cerca de 40 a 45 minutos. Isso depende de cada forno. A casquinha do pão deve estar firme e levemente dourada.
Deixe esfriar em cima de uma gradinha.
Delícia este Pão de Teff sem glúten e vegano!
Olá!! Onde posso encontrar essa farinha de Teff em São Paulo? Obrigada . Bjs ..
Olá Daniela! Você encontra farinha de teff em lojas de produtos naturais. Sei que a marca Giroil tem. ?