Risoto de beterraba com creme azedo
Postado por menusemgluten em 23/ago/2017 - 2 Comentários
Receita de Risoto de beterraba com creme azedo
Faz um tempo que decidi que iria parar de postar receitas de comidas. A internet já tem uma infinidade de receitas deliciosas. Acho que quando você procura um site de receitas sem glúten, está mesmo é pensando nos pães, bolos e salgados, mais difíceis de acertar, né?
Mas, como este é um espaço para eu postar as receitas que adoro, quando fiz este risoto logo decidi que ia compartilhar. Fica como uma dica para quem quiser dar uma diversificada no cardápio. 🙂
Risoto é bom demais, né? Eu sou muito fã.
Provei o risoto de beterraba um dia destes em um bar de vinhos, onde fui encontrar 2 amigas. Após perguntar sobre toda a preparação, para saber se tinha risco de conter glúten, resolvi arriscar…. E ao dar a primeira garfada, fiquei apaixonada! Achei que o sabor da beterraba seria forte, mas na verdade era muito suave! Resolvi perguntar para o chef, como ele fazia o risoto e ele explicou rapidamente que fazia um purê com a beterraba e adicionava os pedacinhos depois…
Chegou o final de semana e eu estava louca pra testar e ver se conseguia fazer para o marido provar. E voilá!!! Marido adorou!!
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de azeite ou ghee
- 1 cebola média picada
- 1 e 1/2 xícara (chá) de arroz arbóreo
- 1/2 xícara (chá) de vinho branco
- 3 beterrabas
- 1 colher (sopa) de manteiga
- Queijo parmesão ralado a gosto (use 1/3 de xícara, mais ou menos)
- Caldo de legumes ou frango caseiro – cerca de meio litro
- Caldo do cozimento das beterrabas – cerca de meio litro
- Opcional: Creme azedo
Modo de Preparo:
Lave e descasque as beterrabas. 2 delas, corte em 4 partes cada uma e coloque para cozinhar em uma panela com água e uma pitada de sal. Cozinhe até as beterrabas ficarem macias.
A outra beterraba, pique em quadradinhos e coloque em outra panela para cozinhar com um pouco de água. Cozinhe até ficarem al dente, ou seja, ao morder, elas ainda devem estar firmes.
Após cozinhas as 2 beterrabas, escorra e reserve o caldo do cozimento. Bata as beterrabas cozidas no liquidificador ou processador até virar purê. Caso precise, adicione um pouco da água do cozimento para ajudar a bater.
Para o caldo, eu juntei o caldo do cozimento das beterrabas com um caldo de frango que eu tinha congelado. Cerca de meio litro de cada. Fervi os 2 caldos juntos para utilizar na preparação do risoto.
Para o risoto:
Em uma panela, refogue a cebola no azeite. Em seguida, acrescente o arroz e deixe refogar por 5 minutos, sem parar de mexer. Adicione o vinho branco e vá mexendo no fogo até reduzir. Em seguida, comece a adicionar uma concha de caldo preparado e vá mexendo até reduzir. Continue fazendo esse mesmo processo, adicionando concha por concha do caldo até chegar ao ponto desejado: al dente.
O processo vai levar cerca de 20 minutos.
Quando o arroz estiver ficando al dente (perto de 15 minutos), junte a beterraba picada e o purê de beterraba. Vá mexendo até o arroz ficar al dente. Junte então a manteiga e o queijo parmesão ralado na hora.
Sirva com sour cream e mini rúculas. Fica bom demais!!!
Sonhando com essa receita desde a postagem no Insta.
Maria, a receita é fácil!! Faz e me conta! Quero ver fotinhos tb!! ?