Pavlova de Frutas
Postado por menusemgluten em 02/out/2015 - Sem Comentários
Receita de Pavlova de Frutas
Esta pavlova foi feita pela da minha irmã. Ela fez para comemorarmos os aniversário da minha mãe. É um tipo de “bolo” delicioso e sem glúten!
Quando eu era pequena, minha mãe fazia meus bolos de aniversário dessa forma.
Vocês conhecem a pavlova? A pavlova é uma sobremesa em forma de bolo, com base de merengue. O nome é uma homenagem à bailarina russa Anna Pavlova. É crocante por fora e macia por dentro, sendo por vezes decorado com frutas.
É uma sobremesa muito popular e tem um grande importância na gastronomia da Austrália e Nova Zelândia, sendo muitas vezes servido em festas tradicionais como o Natal.
Este doce é DIVINO! Diria até que muito mais gostoso que eu bolo de aniversário, pelo menos, para meu gosto. Adoro as difrentes texturas entre a massa da pavlova, o chantilly (e olha que nem sou fã) e as frutas.
Ingredientes:
- 8 claras em temperatura ambiente
- 1 pitada de sal
- 2 1/2 xícaras (chá) de açúcar
- 2 colheres (chá) de vinagre branco
- 3 colheres (chá) de amido de milho
- 1 1/4 xícara (chá) de creme de leite fresco batido com 2 colheres (sopa) de açúcar (bater até formar picos firmes)
- Frutas a gosto. Sugestão: Manga picada, uva verde, morango, amoras, pêssego, polpa de maracujá, kiwi, etc.
Para o suspiro:
Aqueça o forno em temperatura moderada (180 graus).
Na batedeira, bata as claras em neve com o sal até espumarem. Com a batedeira ligada, junte o açúcar aos poucos e bata por 10 minutos, até obter picos firmes. Adicione o vinagre e o amido de milho e misture com uma espátula.
Forre duas formas grandes com papel manteiga e marque cada um dos dois círculos com 20 cm de diâmetro. Divida o merengue ao meio e preencha os dois círculos demarcados.
Leve ao forno, abaixe a temperatura para 150 graus e asse por 1 hora ou até crescer e dourar levemente (o da minha irmã demorou 2 horas).
Desligue o forno e deixe os discos de suspiro dentro do forno até esfriarem completamente. Reserve.
Montagem:
Coloque um dos discos de suspiro no prato que for servir. Espalhe metade do chantilly e metade das frutas picadas. Coloque o outro disco e repita o processo.
Espetáculo, não? E ainda sem glúten… corre fazer!
0 Comentários