Maio: Mês da Conscientização Celíaca
Postado por menusemgluten em 17/maio/2015 - Sem Comentários
Olá pessoal!
Hoje é comemorado o dia do celíaco! E o mês de Maio é o mês da conscientização celíaca.
Você sabe o que é doença celíaca (DC)?
Informações da FENACELBRA sobre a doença:
A doença celíaca é uma doença autoimune caracterizada pela intolerância permanente ao Glúten (proteína presente no trigo, centeio, aveia, cevada e derivados, como o malte). Esta doença é amplamente conhecida em muitos países, porém, no Brasil ainda há poucos diagnósticos, pela falta de divulgação no campo da saúde, que gera desconhecimento dos sintomas clínicos.
Pesquisas científicas apontam a alta prevalência da doença celíaca entre os povos expostos à alimentação que contenha glúten, como é o caso dos brasileiros. Devido à falta de estudos de prevalência com abrangência populacional no Brasil e considerando a etnia do brasileiro, fator de risco importante para a patologia, a aplicação de taxas internacionais torna-se pertinente para mensuração do problema no país. Assim, projetando os percentuais de prevalência sobre 1% da população mundial, teremos um número estimado de 1 milhão de brasileiros com doença celíaca em nosso país – e muitos ainda não sabem.
A doença celíaca não possui tratamento clínico medicamentoso específico. A única forma de intervenção é o controle rigoroso da ingestão alimentar, com a exclusão do glúten da dieta. No entanto, esta característica comumente exclui o celíaco do convívio social devido à restrição alimentar.
Pessoal, o assunto é bastante sério, pois ainda existem muitos celíacos sem diagnóstico! Temos que disseminar as informações sobre a doença, que infelizmente ainda é tão desconhecida no Brasil.
Muito longe de ser moda, a retirada do glúten da alimentação do celíaco é necessidade e saúde. Por mais difícil que seja, é preciso seguir a dieta à risca, para não ter problemas mais sérios no futuro.
Eu criei o blog após o diagnóstico da DC. Sempre adorei cozinhar e posso dizer que descobri um mundo novo na gastronomia. Com o tempo, você vai desenvolvendo habilidades, descobrindo segredos e após erros e acertos, consegue preparar pratos tão deliciosos quanto os com glúten.
O que para mim ainda é difícil é a questão da vida social, pois muitos programas com amigos são em bares e restaurantes, onde não há opções para celíacos. No trabalho, eu levo minha marmitinha praticamente todos os dias, para não ter que comer fora e me arriscar. A vida social fica prejudicada, mas pelo menos me sinto segura.
Por outro lado, minha família e alguns amigos queridos sempre fazem comidas “especiais” pensando em mim.
Tenho uma cunhada fofa que sempre que vê produtos novos e diferentes compra para mim.
E o marido é meu super parceiro, cobaia nos testes dos pratos sem glúten. Agradeço a Deus por ter uma pessoa que me entende ao meu lado. Isso é muito importante! DC não é frescura.
Se você tem algum dos sintomas ou conhece alguém que tem, investigue, questione os médicos, que também são despreparados para fazer o diagnóstico.
Os celíacos já conquistaram muitos direitos no Brasil, como obrigatoriedade da informação sobre o glúten nos rótulos dos produtos, mas ainda é preciso o apoio da sociedade para o reconhecimento da condição e melhoria da qualidade de vida.
Para mais informações, eu indico os seguintes sites para consulta:
www.fenacelbra.com.br
www.riosemgluten.com
http://www.acelbra.org.br/
Carol mas pela orientação da palestra do Santa Luzia ficamos muito restritos a restaurantes porque o gluten está no ar mesmo não pedindo pratos sem gluten .
Resta saber aoende ir ? Parecemos o menino na bolha !!!!
Roseane,
Infelizmente, ainda há pouca estrutura para os celíacos no Brasil e acabamos ficamos muito restritos mesmo! Eu arrisco pouco e sempre tomando todos os cuidados possíveis.
Eu acabo fazendo jantares e chamando os amigos para irem em casa. Assim fico segura e ainda mantenho a vida social ativa. rsrs
Beijos