Gnocchi assado de Ricota e Espinafre sem glúten (LOW CARB)
Postado por menusemgluten em 01/out/2014 - 2 Comentários
Estes dias fiz alguns exames de sangue de rotina e, para minha surpresa, minha glicose deu um pouco alta. Já fiquei super preocupada. Eu cuido bastante da minha alimentação e não sou de comer muitos doces e açúcar, mas, existem fatores genéticos e outras coisas que não dá para entender. Pensando nisso, estou tentado diminuir carboidratos em geral. Eu já vinha nessa onda e agora ainda mais.
Ontem me deu vontade de fazer gnocchi de ricota com espinafre. Eu havia feito uma vez e tinha gostado bastante. Dei uma olhada em algumas receitas na internet, mas uma que vi no blog A Cozinha da Cacau me chamou a atenção. O Gnocchi não era cozido em água, mas assado. Achei a ideia ótima. Além disso, a receita é bastante fácil, o que ajuda muito! Como sempre, alterei a receita conforme meu gosto.
Ingredientes:
500 g de ricota
1 maço de espinafre
4 colheres (sopa) de farinha de aveia sem glúten (certificada) – se não encontrar a farinha, use a aveia mesmo ou bata no liquidificador até virar farinha
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sobremesa) de orégano
Sal e pimenta do reino a gosto
Noz moscada a gosto
Primeiro, higienize o espinafre.
Cozinhe o espinafre no vapor até murchar (eu uso aquela panela que vai ao micro-ondas, que cozinha no vapor). Caso prefira, cozinhe o espinafre em água fervente por alguns minutos (até murchar). Escorra e espere esfriar.
Enquanto isso, amasse a ricota com um garfo e tempere com o azeite, o sal e a pimenta do reino, o orégano e a noz moscada. Reserve.
Quando o espinafre estiver frio, aperte bastante as folhas com as mãos ou papel toalha. É preciso retirar toda a água da verdura, esse é o grande segredo do prato.
Coloque o espinafre no processador de alimentos ou liquidificador. A Cacau ensina que se for usar o liquidificador, vá colocando o espinafre aos poucos e bata todo ele, juntado a ricota depois. Eu usei o processador e coloquei todos os ingredientes de uma só vez, batendo até ficar homogêneo. Bata bem, até virar uma pasta verde.
Transfira a massa para uma travessa e junte a farinha de aveia. Misture bem com as mãos.
Unte uma forma com óleo de coco ou azeite, ghee, manteiga… usei óleo de coco.
Vá fazendo bolinhas pequenas com a massa e colocando na forma. Tente fazer todas as bolinhas do mesmo tamanho, para ficar bonito.
Leve ao forno preaquecido, 200 graus, por 10 minutos.
Retire do forno e sirva com o molho de preferência. Eu fiz um molho de tomates caseiro, bem natural.
No momento de servir, rale parmesão ou salpique queijo de cabra.
Hummmmmmmm
Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!
Oi Vera,
fico feliz que gostou!!
Bjs
Carol