Batata Rösti Recheada
Postado por menusemgluten em 23/set/2014 - Sem Comentários
Não é novidade que eu adoro batata. Sempre posto receitas das mais variadas com o tubérculo. Seja assada, cozida, purê, frita, sauté… Para mim, batata sempre cai bem.
Estes dias queria preparar um prato diferente para o jantar. Vi no Instagram que a chef Renata Mecena havia publicado uma receita de batata Rösti e fiquei morrendo de vontade de fazer. Como eu tinha comprado as batatas Asterix (rosadas), aproveitei pra preparar o prato.
Para quem não conhece, a batata Rösti é uma receita tradicional da culinária Suíça. O prato consiste – dependendo da receita – de batata crua ou cozida ralada, frita em manteiga ou outro tipo de gordura, recheada ou não. O formato geralmente é de uma panqueca (redonda).
O termo Rösti refere-se também a pratos que, uma vez preparados, ficam dourados e crocantes.
Se é batata e crocante, é comigo mesmo!! 🙂
A receita é da chef Renata Macena (peguei no Instagram):
- 2 batatas rosadas grandes com casca (eu usei 4, mas minhas batatas não eram tão grandes)
- Água suficiente para cobrir
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
Recheio de preferência.
Cozinhe as batatas com casca na água fervente com sal, por cerca de 20 minutos. A consistência deve ser firme.
Retire a panela do fogo, escorra a água e interrompa o cozimento com água gelada. Eu deixei a batata na água gelada até esfriar completamente.
Retire a casca e passe as batatas no ralador grosso, mantendo sempre o mesmo sentido.
Tempere com sal e pimenta do reino e deixe descansar por 1 hora na geladeira.
Como eu queria fazer 2 unidades de batata Rosti, após o tempo de geladeira, separei a batata ralada em 4 partes iguais.
Ligue o forno em temperatura alta.
Coloque um fio de azeite no fundo de uma frigideira antiaderente e salpique uma parte da batata ralada que deve cobrir o fundo da frigideira. Pressione com uma espátula. Vá arrendondando as bordas.
Recheie a gosto. Eu usei queijo de cabra cremoso, tomate picado e manjericão, mas você pode usar outro queijo, carne seca, frango desfiado temperado, etc. Apenas tenha cuidado para não colocar recheio nas bordas.
Cubra o recheio com outra camada de batata (cobrir todo o recheio). Pressione bem com a espátula e vá arrendondando as bordas.
O processo que fiz foi o seguinte: Deixei dourar bem um lado da batata na frigideira, virei, deixei dourar bem do outro lado e levei ao forno para terminar de dourar e deixar mais crocante, cerca de 5 a 8 minutos. Usei uma forma antiaderente untada com azeite para levar a batata ao forno.
A chef Renata Macena deixa dourar de um lado na frigideira e leva a própria frigideira ao forno, deixando por 12 minutos de um lado, depois ela vira a batata e volta ao fogo por mais 7 minutos até que fique dourada.
Acho que fica bom das duas formas. Cheguei a ver outras receitas que nem levam a batata ao forno. Apenas fazem o processo na frigideira, virando 2 ou 3 vezes a batata.
Sirva com uma saladinha!
Vou ter que fazer, Carol!! Estou babando sobre o teclado! Hahhahah
Também amo batata e nunca preparei a rösti. Só comi em restaurantes.
Vai para a lista de URGENTES! =D
Prima, faz sim! É uma delícia!!!
Bjks