Medalhão de Filé Mignon em crosta de castanha do Brasil com Risoto integral de alcachofra e limão confit
Postado por menusemgluten em 16/jun/2014 - Sem Comentários
Queria fazer algo especial para comemorar o dia dos namorados. Tinha que ser algo bem gostoso e diferente do que faço no dia a dia, né?
Estes tempos andei vendo algumas receitas com o arroz arbóreo integral. Como adoro uma novidade, fui correndo comprar para provar. Adoro risoto e a versão integral seria perfeita.
Adorei o arroz arbóreo integral, ele é saboroso, mas demora mais para cozinhar, como todo arroz integral. Eu cozinhei na panela normal, mas a dica do fabricante é cozinhar na panela de pressão por 10 minutos e só depois começar o processo na panela.
A combinação da alcachofra com limão sempre dá certo e o namorido adora, então…
Ingredientes para o risoto:
- 1 xícara (chá) de arroz arbóreo integral
- Caldo de frango caseiro (o quanto necessário) – fervi cerca de 1 litro
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva ou ghee
- 1/2 cebola picada
- 1 xícara (chá) de vinho branco
- 6 fundos de alcachofra picadas
- Limão confit (veja receita abaixo)
- 3 colheres (sopa) de biomassa de banana verde
- Queijo de cabra Boursin (opcional)
Primeiro, faça o limão confit.
Para o limão confit:
- Cascas de 1 limão siciliano
- 2 colheres (sopa) água
- 1 colher (sopa) de açúcar
Retirar a casca do limão com um descascador de legumes, tomando cuidado para não cortar a parte branca do limão. Destas fatias, corte tirinhas bem pequenininhas. Junte a água e o açúcar e leve para ferver por uns 3 minutos. Tome cuidado para não caramelar. Reserve.
Em uma panela, refogue a cebola no azeite. Junte o arroz sem lavar. Misture um pouco e adicione o vinho branco. Mexa até o vinho secar. Adicione uma concha de caldo. Mexa de vez em quando, e sempre que o caldo estiver secando, junte mais uma concha de caldo.
A diferença do arroz arbóreo integral e normal é que o integral você não precisa ficar mexendo ininterruptamente. Eu pelo menos não mexi o tempo todo e deu certo.
Depois de 35 minutos de cozimento, prove o arroz para ver se esta al dente. Caso contrário, junte mais caldo, até ficar no ponto desejado.
Junte a alcachofra picada e o limão confit (reserve um pouco para enfeitar).
Eu também coloquei biomassa de banana verde, para dar a textura (cremosidade) do risoto (e fez toda a diferença). Caso você não tenha, faça o procedimento normal, coloque 1 colher (sopa) de manteiga e queijo parmesão ralado na hora (a vontade).
No momento de servir, esfarelei o queijo de cabra por cima do risoto e enfeitei com um pouco de limão confit.
A inspiração da receita do filé mignon veio deste blog.
Ingredientes para o filé mignon:
- 4 medalhões de filé mignon
- Sal e Pimenta do reino a gosto
- Azeite de oliva
Para a crosta:
- 1/2 xícara de castanhas do Brasil (do Pará) picadinhas
- 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado na hora
- Salsinha picada a gosto (coloquei um punhado)
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
- Pimenta do reino moída na hora
Em uma tigelinha misture bem todos os ingredientes da crosta. Reserve.
Comprei o filé mignon já cortado em medalhões, temperei com sal e pimenta do reino e enrolei no papel filme bem apertado, para ficar no formato redondo. Deixei umas 4 horas enrolado. Retirei do papel filme e passei azeite de oliva nos medalhões, de todos os lados.
Leve uma frigideira (que possa ir ao forno) ao fogo médio. Quando estiver quente, coloque os medalhões. Não precisa colocar azeite na frigideira, pois já colocamos na carne. Para uma carne ao ponto, eu deixei em torno de 2 minutos ou um pouco mais de cada lado.
Retire a frigideira do fogo, distribua os ingredientes da crosta por cima dos medalhões e leve ao forno pré aquecido a 200 graus (liguei 5 minutos antes) para terminar de cozinhar e tostar um pouco as castanhas. Deixe cerca de 8 minutos no forno. Se gostar da carne mais cozida por dentro, deixe mais tempo, apenas tenha cuidado para a carne não cozinhar demais, pois pode ficar seca.
Retire do forno e sirva com o risoto.
0 Comentários