Baião de Dois
Postado por menusemgluten em 14/maio/2014 - Sem Comentários
Eu sou doida por comida baiana/ nordestina. Adoro carne seca, mandioca, queijo coalho, feijão verde, moqueca, etc.
Sempre que compro carne seca fico empolgada para fazer alguma delícia nordestina, um escondidinho, baião… O único porém, é que a carne seca dá um super trabalhão para desfiar, pois como não gosto da gordura (e a carne seca tem muita), me dou ao trabalho de tirar todinha. Quando estou me deliciando com a comida pronta, sei que valeu a pena, mas que dá uma canseira, dá! rsrs
Minha versão de baião de dois é mais leve, não leva bacon nem linguiça, mas asseguro que fica uma delícia.
O feijão verde não é muito fácil de ser encontrado em SP, e é preciso ficar atenta para não comprar feijão fradinho tingido de verde. Golpe comum na cidade.
Eu tinha encontrado há um tempo, cozinhei e congelei.
Desta vez fiz o Baião como prato único, que na minha concepção é completo, pois tem carboidrato e proteína.
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de feijão verde (feijão de corda) cozido al dente (não pode fica muito mole)
1 xícara (chá) de arroz cozido apenas com água e sal
Cerca de 500 g de carne seca (eu deixei de molho de um dia para o outro trocando a água algumas vezes, para dessalgar) – cozinhe na pressão até ficar bem macia e desfie
2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa
1 cebola picada
1 dente de alho amassado
1 tomate grande picado (se gostar, coloque 2 tomantes)
1 pimenta dedo de moça picadinha
Pimenta biquinho a gosto (coloquei um punhadinho)
Queijo coalho picado em cubinhos a gosto (como comprei os espetinhos de queijo coalho, piquei 2) – certifique-se que seja sem glúten
1/2 maço de coentro picado
Sal a gosto
Depois de ter cozinhado o arroz, o feijão e ter desfiado a carne, pegue uma panela grande/ frigideira ou wok. Eu usei a wok mesmo.
Refogue a cebola e o alho na manteiga de garrafa. Junte a carne seca e misture bem. Adicione o feijão verde, o tomate e as pimentas. Vá mexendo com uma colher de pau. Coloque o queijo coalho e em seguida o arroz. Misture tudo delicadamente, para incorporar os ingredientes. No final, coloque o coentro. Se você não gostar, troque por salsinha, mas adianto que o resultado não será o mesmo… O coentro dá um sabor especial ao Baião.
Prove o sal e acerte o tempero caso deseje. Eu acabei nem colocando sal.
Decore com pimenta biquinho e coentro.
Sirva com uma saladinha.
Carolina, um comentário meio atrasado, mas vi no blog da Amanda uma outra pizzaria em SP que também tem pizza sem glúten, como não moro na capital não tenho acesso, mas nós que dependemos de uma alimentação mais restrita temos que nos ajudar né?!
http://gluten-zero.blogspot.com.br/2012/09/pizza-sem-gluten.html
Carla, que atenciosa! Muito obrigada por compartilhar! Há algum tempo eu fiz um post sobre essa pizzaria. Já fui lá provar a pizza!! Se vc entrar na aba de dicas-restaurantes no blog, vc consegue ver o post. Temos que nos ajudar sim! ?