Filé de Saint Peter com Shimeji ao shoyu com Purê de mandioquinha e abóbora kabocha
Postado por menusemgluten em 08/maio/2014 - Sem Comentários
Nada como ir à Liberadade (bairro oriental em SP) e comprar um monte de produtinhos deliciosos por um preço honesto, né? No feriado, fui até lá. Comprei várias bandejinhas de cogumelos shimeji e Paris. Pena que eles estragam rápido, porque o preço é MUITO bom.
Aproveitei para comprar shoyu Daimaru, que é o shoyu probiótico que adoro. Mas, para minha surpresa, não encontrei nenhuma marca de karê (curry japonês) sem glúten 🙁 paciência.
Aproveitei os cogumelos para fazer vários pratos… aguardem outras receitas.
Como eu amo um purê, fiz um de mandioquinha e abóbora para acompanhar o peixe, mas, se quiser, pode fazer outro. O de batata com raiz forte (wasabi) deve combinar bem com o prato.
Ingredientes para o peixe:
- 4 filés de Saint Peter (ou a quantidade desejada)
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Gengibre ralado a gosto
- Suco de meio limão
- 1 cebola roxa fatiada (faça fatias finas)
Tempere os filés de peixe com sal, pimenta, o suco de limão e o gengibre. Deixe descansar nesse tempero por 20-30 minutos na geladeira. Depois, unte uma frigideira antiaderente com azeite e coloque os filés de Saint Peter. Disponha as fatias de cebola por cima e regue com um pouco de azeite. Leve para assar em fogo médio por cerca de 20 minutos.
Ingredientes para o Shimeji:
- 1 bandeja de Shimeji (200 g)
- 1 colher (sopa) de manteiga ou ghee
- 2 colheres (sopa) de shoyu (prefira o Daimaru – não contém aromatizantes, corantes e glutamato)
- 1 colher (sopa) de saquê culinário
Derreta a manteiga ou ghee em uma panela pequena. Junte os cogumelos. Refogue por alguns minutos. Junte o shoyu e o saquê. Baixe o fogo e deixe cozinhar por alguns minutos. A textura do cogumelo deve ser macia, não mole. Reserve.
Ingredientes do purê:
- 4 mandioquinhas médias
- 1/4 de abóbora kabocha
- 100 ml de leite de coco
- 1 colher (chá) de manteiga
- Sal e pimenta do reino a gosto
Cozinhe a mandioquinha e a abóbora até amolecerem. Amasse. Volte o purê à panela. Eu gosto da textura mais lisa, então bato com um mixer manual até ficar com a consistência mais cremosa. Junte o leite de coco e a manteiga e vá mexendo com uma colher de pau. Tempere com sal e pimenta do reino. Prontinho!
Para a couve, eu apenas lavei as folhas da couve orgânica, piquei bem fininho e refoguei com um pouco de azeite e cebola. O segredo é não deixar refogando muito tempo, coloque a couve na panela e dê apenas um sustinho nela, até murchar. Desligue e sirva.
No momento de servir, coloque o shimeji ao shoyu por cima do filé de peixe assado.
Bon Appetit!!
0 Comentários