Peito de Frango ao creme de Pequi com Palitos de batata-doce com páprica e alecrim
Postado por menusemgluten em 15/out/2013 - Sem Comentários
Tenho muita sorte de ter uma sogra fofa e que gosta de mim 😀
Há 2 anos ela resolveu ir morar em Anápolis, Goiás. Quando vem nos visitar, sempre traz vários quitutes de lá. Eu simplesmente ADORO!!
Há algum tempo, ela me trouxe um pote de Pequi em conserva, castanha Baru, que é super difícil de encontrar por aqui (SP), e um delicioso mel! Adoro ganhar presentinhos gourmet!! hehehehe
Hoje, eu estava pensando em uma receita para fazer com peito de frango e lembrei do pote de Pequi guardado lá no armário…
O Pequi é o fruto-símbolo do cerrado. Ele tem um aroma e gosto bem típicos. Só provando para saber.
A receita tradicional (frango com pequi) é feita com frango em pedaços, mas eu não sou muito fã, prefiro sempre utilizar o peito mesmo.
Dei uma procurada na internet pra ver se encontrava alguma receita legal, foi difícil, mas encontrei uma que levava um creme de pequi (batido). Como o Pequi é forte, achei que fazer um creminho seria ótimo para suavizar o gosto. Desta receita que vi, só peguei a ideia do creme batido mesmo, o resto mudei completamente.
Os palitos de batata doce com páprica picante e alecrim contrastaram bem com o sabor do frango.
Ingredientes para o frango:
- 1 colher (sopa) azeite extra virgem
- 1 peito de frango (as duas metades) cortado em tirinhas (temperar com sal, pimenta do reino e um pouco de vinagre de maça e deixar descansar uma meia hora)
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 70 g de polpa de pequi em conserva (lavar para retirar o ácido da conserva)
- 300 ml de leite
- 1 colher (chá) de farinha de arroz
- 2 colheres (sopa) bem cheias de creme de ricota light
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Noz moscada a gosto
- Salsinha a gosto
Depois que o frango tiver descansado no tempero por 30 minutos, refogue no azeite. Reserve. Nessa mesma panela, coloque o leite, a cebola picada, o alho e o pequi. Deixe ferver. Bata essa mistura no liquidificador. Quando estiver batendo, acrescente aos poucos a farinha de arroz. Já vai dar uma engrossadinha. Volte o creme à panela, coloque o creme de ricota, tempere com noz moscada, sal e pimenta. Por último, junte o frango e a salsinha. Misture bem e está pronto para servir.
Para a batata-doce:
- 2 batatas-doce médias
- 2 colheres (sopa) azeite
- 1 colher (chá) páprica picante
- Alecrim fresco a gosto (usei alecrim seco)
- Sal a gosto.
Misturar tudo com as mãos, para incorporar bem os temperos. Leve ao forno preaquecido, 200 graus, por uns 30 a 40 minutos. Espalhe bem as batatas na forma (utilize uma forma grande), para que elas não fiquem sobrepostas, assim elas douram e ficam mais crocantes.
Esse palitos de batata-doce combinam também com carnes grelhadas, hambúrguer, como aperitivo. Delícia!!
Comida diferente, gostosa e saudável 😉
0 Comentários