Fusilli sem glúten com Abóbora e Queijo de Cabra
Postado por menusemgluten em 06/out/2013 - Sem Comentários
A inspiração desta receita veio do livro da chef Tatiana Cardoso, do restaurante natural Moinho de Pedra. O livro é ÓTIMO, tem receitas incríveis e até um capítulo de receitas sem glúten. 🙂
Nunca tinha combinado abóbora com massa, e adorei o resultado. Fica super diferente e a abóbora dá um toque aveludado ao prato.
Fiz algumas adaptações na receita, pois usei os ingredientes que tinha em casa. A chef utiliza ricota no lugar do queijo de cabra. A receita original também leva talharim integral, mas usei um fusilli italiano que tinha comprado faz um tempinho e queria provar.
Você vai precisar de:
- 3 xícaras (chá) de abóbora-moranga cortada em cubos de 2 cm (usei kabocha)
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
- 1 colher (chá) de alho finamente picado
- 1 colher (chá) de açúcar demerara
- 1 colher (chá) de sal marinho (usei sal rosa do himalaia)
- 1/2 xícara (chá) de ricota (usei queijo de cabra tipo boursin esfarelado)
- 1 colher (sopa) de cebolinha picada (usei coentro)
- 1/4 de xícara (chá) de creme de leite fresco morno (usei creme de soja)
- 200 g de fusilli sem glúten (receita original: 250 g de talharim integral)
- Salsinha picada a gosto (não usei)
- Queijo parmesão ralado a gosto (não usei)
- Azeite extra virgem a gosto, para servir
Pré-aqueça o forno em temperatura 200 graus.
Coloque a abóbora em uma assadeira untada com metade do azeite (2 colheres), o alho, o açúcar e metade do sal (eu fiz isso, mas como utilizei abóbora kabocha, acho que poderia ter tirado o açúcar). Misture tudo, cubra com papel alumínio e leve ao forno por cerca de 35 minutos (até a abóbora ficar macia).
Enquanto isso, sobre uma tigela, passe a ricota por uma peneira de furo médio e adicione o sal restante e a cebolinha. Como usei queijo de cabra boursin esfarelado, não passei pela peneira, apenas misturei com o coentro, que usei no lugar da cebolinha.
Em uma panela, junte a abóbora assada, a ricota (queijo de cabra), o creme de leite (creme de soja – misturei com um pouquinho de água para ficar mais liquido) e o restante do azeite (2 colheres), leve ao fogo para aquecer e misturar.
Cozinhe o fusilli em água fervente salgada até que a massa fique al dente. Escorra a massa e misture-a delicadamente ao molho. Se quiser, polvilhe salsinha e queijo parmesão ralado.
Vou fazer propaganda do fusilli da marca italiana Scotti porque realmente gostei do produto, não estou ganhando nada com isso. Acho que o que é bom deve ser compartilhado. O sabor é muito próximo da versão com glúten, e não despedaça facilmente. Recomendo.
Carooool deu vontade! Que delicia deve ter ficado. Bjoooo