Spaghetti sem glúten com couve-flor, cogumelos Paris e limão siciliano
Postado por menusemgluten em 29/set/2013 - Sem Comentários
Geralmente, domingo é dia de massa, né? Acho que por ser um prato mais simples e relativamente fácil de fazer. Assim, dá pra aproveitar mais o dia.
O diferencial desse prato é a couve-flor, que dá um crocância no macarrão, e resulta em um sabor surpreendente. É a tal questão das texturas diferentes no prato. Acho isso bem interessante.
Ingredientes:
- 1/2 pacote de spaghetti (usei Blue Ville de arroz, sem glúten)
- 1/2 couve-flor cozida e partida em floretes pequenos ou picada
- 2 colheres (sopa) de manteiga ghee ou azeite
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho amassados
- 400 g de cogumelos paris fatiados
- 1 limão siciliano (suco e raspas)
- 1/2 maço de salsinha picada
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Queijo parmesão ou outro a gosto.
Cozinhe o spaghetti em água salgada até ficar al dente. Quando a massa estiver no ponto, escorra a água e coloque um pouco de azeite, para a massa não grudar.
Enquanto o spaghetti cozinha, leve a couve-flor para cozinhar em água fervente por 10 minutos. Apenas para dar uma leve amolecida, mas ainda ficar crocante. Retire da água e reserve.
Em uma frigideira, coloque a manteiga ghee, a cebola e 1 dente de alho e refogue. Adicione os cogumelos e deixe dar uma murchada. O cogumelo vai soltar um pouco de água, mas não tem problema. Adicione as cascas e o suco do limão siciliano. Deixe ferver por uns 2 minutos. Retire da frigideira e reserve.
Na mesma frigideira, coloque a outra colher de ghee, o outro dente de alho, refogue rapidamente, mas sem deixar o alho queimar, e acrescente a couve-flor em floretes pequenos. Deixe refogar por uns 5 minutos, até ficar levemente dourada. Acrescente a mistura de cogumelos e deixe refogar mais uns 2 minutos. Desligue.
Junte o spaghetti no molho e misture a salsinha (com manjericão também fica ótimo). Ajuste o tempero, (sal e a pimenta-do-reino moída na hora).
Salpique o queijo por cima e prontinho!
Uma delícia, não??
Sobre a massa da Blue Ville de arroz sem glúten, achei o sabor do spaghetti muito bom, mas a massa quebra um pouquinho, o que, para mim, não chega a ser um problema. O macarrão da marca é um dos mais baratos do mercado e fácil de encontrar.
0 Comentários