Torta Linzer sem glúten

Postado por menusemgluten em 07/nov/2017 - 2 Comentários

Receita de Torta Linzer sem glúten

Minha família sempre teve uma pegada meio natureba. Desde pequena fui acostumada a comer arroz integral, pão integral, legumes, verduras e frutas, etc.

Quando íamos às casas de produtos naturais, tinha alguns doces que eu amava, especialmente aqueles com castanhas e frutas secas e a tal da torta linzer. Lembro até do sabor dessa tortinha.

Segundo pesquisei, essa torta é de origem Austríaca. A massa é crocante, feita geralmente com avelãs (mas também pode-se utilizar amêndoas ou nozes), farinha, manteiga, casca de limão ralada, canela, etc., e coberta com geleia de frutas vermelhas ou damasco.

Eu inventei uma uma versão sem glúten para matar a vontade, mas como tinha uma serie de ingredientes “diferentões” que eu queria usar, acabei fazendo uma torta pouco ortodoxa…rsrs. Não se apeguem ao que usei, mas sim ao que indico.

Ingredientes da massa:

  • 1 xícara (chá) de amêndoas (ou avelãs)
  • 1 xícara (chá) de castanha de licuri (ou outra castanha de sua preferência)
  • 1 e ½ xícara (chá) de Mix Dolci da Schar (ou o mix de farinhas sem glúten que preferir)
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • ½ colher (chá) de cravo em pó
  • 1 pitada de sal
  • 9 colheres (sopa) (125g) de manteiga sem sal gelada e cortada em quadrados (ou pode usar manteiga ghee gelada)
  • ¾ de xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 1 ovo médio
  • Raspas de 1 limão siciliano

Ingredientes do recheio:

  • 450 g de geleia (usei de rosa mosqueta), mas fica muito bom com frutas vermelhas ou damasco.

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 200 graus. Unte uma forma de torta de 25 cm com óleo de coco.

Em um processador de alimentos, coloque as castanhas e 1 colher (sopa) bem cheia de Mix Dolci da Schar. Processe até virar uma farinha não muito fina.

Em um bowl grande, coloque o restante do Mix Dolci da Schar, canela e cravo e o sal. Misture para formar uma farinha única. Junte a farinha de castanhas e misture mais um pouco. Adicione as raspas de limão e em seguida a manteiga em pedaços. Com a ponta dos dedos, misture bem a manteiga com as farinhas, até obter uma textura de areia molhada. Coloque o ovo e misture até obter uma massa homogênea.

Forme uma bola com a massa e divida em 2 partes, uma com 2/3 da massa e o restante com 1/3 da massa. Com essa parte maior, forre a forma preparada no fundo e nas bordas. Deixa essa massa descansar por uns 15 minutos. Depois, leve para assar por 15 minutos.

torta linzer sem glúten_massa

Pegue um papel filme e abra o restante da massa (1/3) formando um retângulo. Feche bem a massa enrolando o papel filme. Coloque dentro de uma assadeira e leve à geladeira até o momento de usar.

Após a massa ter assado por 15 minutos, retire do forno e coloque a geleia do recheio.

Retire o restante da massa que estava na geladeira e corte fatias, para decorar a torta. Faça um xadrez com tirinhas de massa ou faça estrelas e corações com um cortador de biscoitos.

Leve para assar por mais 40 minutos.

torta linzer sem glúten

Espero que gostem! Hummmmm

2 Comentários

  1. Cristina Moles disse:

    Fiz, mas a minha ficou com uma massa diferente. Ficou vem gordurosa e queimou nas bordas, mas não assou a massa de cima. Acho que foi a farinha, comprei o mix, senti que daltou farinha boa. A quantidade pra quem usa farinha de teigo é a mesma?

    • menusemgluten disse:

      Oi Cris!! Td bem?
      Meu forno aquece em cima e embaixo, pode ter sido isso.
      Que mix vc usou? Esse que indiquei é muito bom! Vale a pena investir nele.
      Sobre a farinha de trigo, creio que seja a mesma proporção.
      Bjs
      Carol

Deixe seu comentário!

%d blogueiros gostam disto: