Pão de Teff sem glúten e vegano

Postado por menusemgluten em 28/jun/2016 - Sem Comentários

Receita de Pão de Teff sem glúten e vegano

Pão de Teff sem glúten e vegano

Já falei sobre a farinha de teff em outro post, mas vale falar novamente, pois este cereal ainda é bastante desconhecido no Brasil.

O teff é considerado um superalimento! É fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, não causa picos de glicose no sangue e pode ser consumido por pessoas com diabete.

Por ser rico em fibras, o teff ajuda no aumento da saciedade e, consequentemente, na redução de peso e no emagrecimento.

É fonte de vitaminas (principalmente do complexo B) e minerais (como cálcio e magnésio) e pode ser adicionado em receitas sem glúten, junto a outras farinhas, para enriquecer preparações. Possui sabor leve e amendoado.

O teff também é uma importante fonte de proteína, fornece todos os aminoácidos essenciais que nosso organismo não produz e devem ser obtidos através da alimentação. Além disso, possui elevado teor de lisina, um aminoácido limitante na maioria dos cereais.

A farinha de teff é cara, mas para mim, uma das melhores para a preparação de pães sem glúten.

Esta receita além de super saudável, é vegana! Não leva ovos em sua preparação. Pães veganos duram muito mais que os que levam ovos! E são igualmente saborosos.

Ingredientes:

  • 520 g de água morna (cerca de 2 1/4 de xícara)
  • 30 g de psyllium em pó ou flocos
  • 100 g de farinha de teff (uso Bobs Red Mill)
  • 120 g de farinha de sorgo
  • 60 g de farinha de painço
  • 60 g de fácula de batata
  • 60 g de polvilho doce
  • 12 g de açúcar demerara triturado no liquidificador
  • 3 g de fermento biológico seco
  • 6 g de sal (uso sal do himalaia)

Comece misturando a água morna com o psyllium. Reserve.

Em outro bowl, junte todas as farinhas. Reserve cerca de 50 g dessa mistura de farinhas para modelar o pão. E então junte o açúcar, o sal e o fermento biológico na farinha restante. Misture bem.

Adicione a água misturada com psyllium nas farinhas e mexa com as mãos até formar uma massa homogênea. A massa tem uma consistência firme e não é muito pegajosa.

Leve a massa para crescer em local aquecido (dentro do micro-ondas) até dobrar de volume, cerca de 1:00 ou 1:30 hora.

Após o crescimento, polvilhe a farinha reservada (50 g) em uma bancada e despeje a massa. Amasse até formar uma massa homogênea, que não gruda nas mãos. Forme uma bola grande com a massa e passe óleo vegetal.

Coloque na forma untada com óleo. Deixe crescer por mais 20 a 30 minutos.

Massa crescida

Massa crescida

Leve para assar em forno preaquecido, a 180 graus, por cerca de 40 a 45 minutos. Isso depende de cada forno. A casquinha do pão deve estar firme e levemente dourada.

Deixe esfriar em cima de uma gradinha.

pao de teff

Delícia este Pão de Teff sem glúten e vegano!

%d blogueiros gostam disto: