Maio: Mês da consciência celíaca

Postado por menusemgluten em 02/maio/2016 - 2 Comentários

Maio: Mês da consciência celíaca

doencaceliaca

Entramos no mês da consciência celíaca! E eu não poderia deixar de fazer um post sobre o assunto!

No dia 15/05 é comemorado o dia internacional do celíaco. Mas afinal, o que é mesmo a doença celíaca?

A doença celíaca é uma desordem sistêmica autoimune, desencadeada pela ingestão de glúten. É caracterizada pela inflamação crônica da mucosa do intestino delgado que pode resultar na atrofia das vilosidades intestinais, com conseqüente má absorção intestinal e suas manifestações clínicas. O glúten é uma proteína que está presente nos seguintes alimentos: trigo, aveia, centeio, cevada e malte.

A doença celíaca ocorre em pessoas com tendência genética à doença. Geralmente aparece na infância, nas crianças com idade entre 1 e 3 anos, mas pode surgir em qualquer idade, inclusive nas pessoas adultas.

GFD_PT

Imagem: Reprodução

Alguns pacientes são assintomáticos, por isso, é MUITO IMPORTANTE, que parentes de primeiro grau de celíacos também façam os exames!

Como a doença celíaca é diagnosticada?
Os exames de sangue são muito utilizados na detecção da doença celíaca. Os exames do anticorpo anti-transglutaminase tecidular (AAT) e do anticorpo anti-endomísio (AAE) são altamente precisos e confiáveis, mas insuficientes para um diagnóstico. A doença celíaca deve ser confirmada encontrando-se certas mudanças nos vilos que revestem a parede do intestino delgado. Para ver essas mudanças, uma amostra de tecido do intestino delgado é colhida através de um procedimento chamado endoscopia com biópsia (Um instrumento flexível como uma sonda é inserido através da boca, passa pela garganta e pelo estômago, e chega ao intestino delgado para obter pequenas amostras de tecido).

OBS: para fazer o diagnóstico, é preciso que a pessoa esteja ingerindo glúten normalmente ou os exames podem dar falsos negativos!!

Qual é o tratamento?
O único tratamento é uma alimentação sem glúten por toda a vida. A pessoa que tem a doença celíaca nunca poderá consumir alimentos que contenham trigo, aveia, centeio, cevada e malte ou os seus derivados (farinha de trigo, pão, farinha de rosca, macarrão, bolachas, biscoitos, bolos e outros). A doença celíaca pode levar à morte se não for tratada.

Quais são os alimentos permitidos para quem tem a doença celíaca?

• Cereais: arroz, milho, painço, trigo sarraceno, sorgo.
• Farinhas: mandioca, arroz, milho, fubá, féculas (batata, mandioca)
• Gorduras: óleos, margarinas.
• Frutas: todas, ao natural e sucos.
• Laticínios: leite, manteiga, queijos e derivados.
• Hortaliças e leguminosas: folhas, cenoura, tomate, vagem, feijão, soja, grão de bico, ervilha, lentilha, cará, inhame, batata, mandioca e outros).
• Carnes e ovos: aves, suínos, bovinos, caprinos, miúdos, peixes, frutos do mar.

Atenção!
Qualquer quantidade de glúten, por mínima que seja, é prejudicial para o celíaco!

• Leia com atenção todos os rótulos ou embalagens de produtos industrializados e, em caso de dúvida, consulte o fabricante;
• Não use óleos onde foram fritos empanados com farinha de trigo ou farinha de rosca (feita de pão torrado);
• Não engrosse pudins, cremes ou molhos com farinha de trigo;
* Tenha cuidado com temperos e amaciantes de carnes industrializados, pois muitos contém glúten;
• Não utilize as farinhas proibidas para polvilhar assadeiras ou formas.
• Existem celíacos que têm intolerância à lactose. Portanto, sua alimentação não deve conter glúten, nem leite de vaca e seus derivados.

 

Existem algumas Associações que fornecem informações detalhadas sobre a doença celíaca, tratamento, profissionais especializados, publicações relacionadas, notícias, etc. A principal chama-se Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil – FENACELBRA. No site deles, é possível localizar as associações de cada região, além de baixar um guia orientador para celíacos que é muito bom!

Não vacile! Tem algum dos sintomas, procure um médico especializado e faça os exames! A doença celíaca, se não tratada, pode até matar! Cuide da sua saúde!

 

 

2 Comentários

  1. Silvia Souza disse:

    Excelente sua publicação, Carolina…
    Vou divulgar…
    Beijo!

Deixe seu comentário!


Warning: Undefined variable $user_ID in /home1/menuse86/public_html/wp-content/themes/msgtheme/comments.php on line 40