Restaurantes sem glúten em São Paulo: Nambu Cozinha de Raiz

Postado por menusemgluten em 05/abr/2016 - 6 Comentários

Restaurantes sem glúten em São Paulo: Nambu Cozinha de Raiz

Eu sempre gostei muito de sair para comer. Acho que quem gosta de cozinhar também gosta de comer fora, até para conhecer pratos diferentes e ter novas experiências gastronômicas. Mas, sair para ir à restaurantes geralmente é bastante difícil para os celíacos, intolerantes e alérgicos.

Aqui no Brasil ainda falta muita informação nas cozinhas de restaurantes e conhecimento por parte dos donos e gerentes dos estabelecimentos. Na maior parte das vezes, as pessoas que têm algum tipo de restrição alimentar são vistas como frescas, enjoadas, etc. O que parece é que eles querem mais é que você caia fora do lugar, pois já que tem tantas restrições, o melhor é que coma em casa mesmo.

Uma das coisas que mais senti falta após ser diagnosticada celíaca foi a questão do convívio social. Sair para comer é uma forma de sociabilidade (almoço de trabalho, aquela pizza ou hambúrguer com os amigos…) e não poder fazer isto, de uma maneira ou de outra, limita a vida social. Claro, vocês vão dizer que existe muita vida além da comida, e eu concordo, mas é um limitador.

Nestes 3 anos que faço a dieta sem glúten, tenho visto surgirem algumas opções de restaurantes seguros para celíacos. Iupiiiiiiii \o/ Será que os empreendedores finalmente estão olhando para nós?? 😀

Fui conhecer alguns destes novos restaurantes para contar para vocês, e farei uma série de posts para descrever as experiências que tive em cada um deles, ok?

Restaurante sem glúten em São Paulo: Nambu Cozinha de Raiz

O Nambu abriu no dia 08 de janeiro de 2016. Com cardápio assinado pelo Chef Renato Caleffi do restaurante Le Manjue Organique. Nambu tem suas raízes na gastronomia funcional e orgânica, combinada à riqueza de sabores in natura que só um país como o Brasil é capaz.

O ambiente do Nambu é uma delícia. O restaurante é aberto e toca uma música legal baixinho. O cardápio é bem enxuto, mas com opções interessantes.. O melhor? tudo é sem glúten e sem lactose e também tem opções veganas. Isto quer dizer que não há perigo de contaminação cruzada, já que eles não fazem nada com glúten.

Pedimos o couvert de entrada. Veio uma cesta com pão sem glúten e um tipo de pão sueco crocante (e delicioso) com 2 antepastos, um era uma geleia e o outro uma caponata (bem saborosa, por sinal)!

IMG_6603

De prato principal, eu provei o estrogonofe vegano à moda do chef. Feito com cogumelos de Paris e servido com arroz de castanha do Brasil, escalopinho de Shiitake e sensacional salada de couve raw (nunca comi uma couve tão saborosa na vida!). Gostei muito, mas achei cogumelos demais. Podiam fazer o estrogonofe com mix de cogumelos e servir um outro acompanhamento no lugar do Shiitake (uma farofinha?) rsrs… 

Estrogonofe vegano

Estrogonofe vegano

Minha amiga pediu o sensacional Arroz Goiano. Feito no estilo dos jambalayas do chef Caleffi, o prato leva cubos de frango orgânico, arroz integral, banana da terra, pequi, entre outras delícias. O sabor do pequi é suave e brilha neste prato. A mistura de sabores é um sucesso.

Arroz Goaiano

Arroz Goaiano

Acabei não provando as sobremesas. Boa desculpa para voltar em breve…

Para os exorbitantes preços de SP, e principalmente deste tipo de restaurante, achei o Nambu excelente custo-benefício. Espero que eles mantenham os bons preços e a qualidade.***

***atualização do post: voltei ao Nambu e achei o valores bem mais altos! O lugar continua super agradável, mas o valor da conta assuntou.

Obs. no restaurante, eles não manipulam NADA com glúten.

O Nambu fica na Rua Alagoas, 651 – Higienópolis – São Paulo – SP.
Telefone: (11) 3804 1577

%d blogueiros gostam disto: