Pão de Queijo da Canastra

Postado por menusemgluten em 01/nov/2015 - Sem Comentários

Receita de Pão de Queijo da Canastra

paoq

Há pouco tempo atrás era difícil encontrar queijo da Serra da Canastra em São Paulo, mas desde 2013, quando o queijo foi regulamentado e recebeu autorização para ser vendido fora de Minas Gerais, está um pouco mais fácil achar o queijo que considero o mais próprio para fazer pão de queijo.

Estes dias, encontrei no mercado central de Pinheiros. O preço estava ótimo e comprei um queijo inteiro. Que delícia! O sabor do pão de queijo fica sensacional!

Esta receita é do blog Comidinhas, da Ale Blanco. Apenas alterei a quantidade de ovos.

Ingredientes:

  • 3/4 de xícara de chá de leite
  • 3/4 de xícara de chá de óleo
  • 500 gramas de polvilho doce
  • 3 ovos
  • 3 xícaras de chá de queijo Minas curado ralado (usei queijo da Serra da Canastra)
  • Sal a gosto

Modo de fazer

Leve o óleo e o leite ao fogo e deixe ferver. Depois, em uma vasilha, misture-os ao polvilho, para escaldar. No começo, misture com uma colher, depois quando não estiver tão quente, misture bem com as mãos. Acrescente uma pitada de sal.

Espere esfriar e junte os 3 ovos. Misture bem com as mãos para formar uma massa homogênea.

Em seguida, vá acrescentando aos poucos o queijo ralado. No final, a massa vai ficar um pouco pegajosa. “Unte” suas mãos com óleo para conseguir fazer as bolinhas de queijo.

Coloque em uma assadeira untada e leve ao forno preaquecido a 180ºC. Controle o forno até ficar ao seu gosto, mais branquinhos ou mais dourados.

Você pode congelar também. Faça as bolinhas de pão de queijo e leve ao freezer. Quando quiser assar, preaqueça o forno e asse por 30 a 35 minutos.

paoq1

Eu adorei a receita, o pão de queijo é crocante por fora e macio por dentro.

Bom domingo a todos!!

%d blogueiros gostam disto: