Talharim de grão-de-bico sem glúten com “pesto” de brócolis

Postado por menusemgluten em 19/jun/2015 - Sem Comentários

Receita de Talharim de grão-de-bico sem glúten com “pesto” de brócolis

IMG_4549

Além de ser muito gostoso, o brócolis traz inúmeros benefícios nutricionais para a saúde. O vegetal é rico em cálcio, vitamina K, magnésio, fonte de vitaminas A e C e apresenta ácido fólico, selênio e potássio. Adoro os legumes e vegetais, se bem preparados deixam qualquer prato incrível!

Uma alimentação saudável precisa ser variada e incluir alimentos diferentes sempre! Desta forma, conseguimos suprir as necessidades nutricionais do nosso organismo, o que não acontece se comemos sempre a mesma coisa.

Chamei o molho de “pesto” mais pela aparência do que pela preparação. Não bati no liquidificador, apenas amassei com o auxílio de um amassador de batatas, para ficar com pedaços maiores de brócolis, eu acho que fica mais gostoso.

Ingredientes:

  • 200 g de spaghetti de grão-de-bico com espinafre (usei da marca Ceres Brasil – já falei dele neste post)
  • 1 brócolis ninja cortado em floretes
  • 2 colheres (sopa)de azeite de oliva
  • 4 dentes de alho pequenos picados
  • 1/2 colher (chá) de pimenta calabresa
  • 1/2 xícara(chá) de queijo parmesão ralado na hora
  • Um punhado de nozes (ou castanhas) bem picadinhas
  • Sal a gosto

Em uma panela média, coloque água para ferver. Adicione sal. Quanto tiver fervido, coloque os florentes de brócolis e cozinhe até ficar macio (mas não mole). Retire da panela com o auxílio de uma escumadeira. Nesta mesma água que está fervendo, cozinhe o spaghetti conforme as instruções da embalagem. O Spaghetti que fiz cozinha em apenas 4 minutos.

Em outra panela grande, refogue o alho e a pimenta calabresa até soltar o aroma, cerca de 1 minuto. Junte o brócolis e refogue bem, até ficar bem macio, cerca de 1-2 minutos.

Com o auxílio de um amassador de batatas, amasse o brócolis até desmanchar bem. Coloque o spaghetti cozido na mistura de brócolis e incorpore tudo delicadamente. Junte as nozes ou castanhas picadinhas e metade do queijo parmesão, tempere com sal a gosto.

No momento de servir, salpique o restante do parmesão por cima da massa e regue com um bom fio de azeite de oliva extra virgem.

%d blogueiros gostam disto: