Pão de queijo do padeiro Benjamin Abrahão

Postado por menusemgluten em 26/abr/2015 - 11 Comentários

paoqb

Esta receita é especial. Tenho ela anotada no meu caderno de receitas já faz alguns bons anos. Hoje em dia, com a internet, ninguém mais precisa ter caderno de receitas, mas eu adoro o meu. Ele tem um grande valor, pois foi na época que ganhei o caderno que nasceu minha paixão pela gastronomia.

Sempre fui fã das receitas do padeiro Benjamin Abrahão. Eu sabia até o dia que ele ia no programa Note e Anote, ainda com Ana Maria Braga. Ele passava receitas incríveis de pães e doces. Eu adorava a forma como ele amassava as massas, dava para ver que ele adorava o que fazia.
Hoje é Felipe Abrahão, neto de Benjamin, que toca a padaria que leva o nome do avô. Uma das melhores de SP.

Olhando meu caderno de receitas estes dias, encontrei a única receita do padeiro que ainda posso fazer, pois é a única sem glúten, a de pão de queijo. Coloquei a mão na massa e posso dizer que esta é uma das melhores receitas de pão de queijo que já fiz. Já virou o pão de queijo favorito do marido.

Dica: use os ingredientes em temperatura ambiente.

Ingredientes:

  • 400 g de polvilho doce
  • 100 g de polvilho azedo
  • 2 ovos
  • 1 colher (chá) de sal
  • 50 g de margarina
  • 1/2 kg de queijo meia cura ou prato ralado (usei meia cura)
  • Mais ou menos 1/4 de copo de leite (ou até dar o ponto)

Junte o polvilho doce e azedo. Faça um buraco no meio e coloque os ovos, o sal, a margarina e o queijo. Vá amassando e colocando o leite para dar o ponto. A massa não pode ser nem muito mole e nem muito dura.
Eu tive que colocar um pouco mais que 1/4 de leite. O ideal é ir colocando aos poucos mesmo.

Eu ainda adicionei chia à massa.

Faça bolinhas com a massa e passe no queijo parmesão ralado. Eu já fiz assim e fica ótimo. Mas como já vai bastante queijo na massa, prefiro fazer sem o parmesão, também fica incrível.

Preaqueça o forno a 180 graus por cerca de 10 minutos. Asse os pãezinhos por cerca de 30 minutos ou até estarem dourados.

A massa rende bastante. Eu asso os que vamos comer e congelo o restante.

paoqb1

Um dos melhores que pães de queijo que já fiz.

11 Comentários

  1. joaojose2@gmail.com disse:

    NAO PRESTA..NAO FACAM..VOCES VAO PERDER TODOS OS INGREDIENTES….PESSIMA RECEITA..DESCUPLE..MAS FIZ AQUI EM CASA E NAO PRESTOU…

    • Bom dia, João! Tudo bem?
      Uma pena que sua receita não deu certo. Você foi colocando leite até dar o ponto de enrolar? Colocar a quantidade exata de queijo também é muito importante.
      Já fiz esta receita diversas vezes e fica incrível.
      Abraço
      Carol

    • Francisco disse:

      O pão de queijo fica achatado e ao assar ele vai rolando na forma, gruda um no outro e perde a forma redondinha. Já fiz algumas vezes e o resultado é sempre o mesmo.

  2. Rachel disse:

    muito boa se não deu certo e porque fez errado abraços

  3. Marly Macedo disse:

    Já fiz a muito tempo perdi a receita procurando na internet encontrei vou fazer estava morrendo de vontade de comer eu adorava seu Benjamim Abrahão.

  4. Maria disse:

    Você teria a receita do bolo Rigo? A massa era de chocolate e o recheio era de mousse de chocolate com morangos. Se tiver essa receita no seu caderno envie para mim, por favor

Deixe seu comentário!


Warning: Undefined variable $user_ID in /home1/menuse86/public_html/wp-content/themes/msgtheme/comments.php on line 40