Quinoa com funghi, cenoura e um toque de limão

Postado por menusemgluten em 29/jan/2015 - Sem Comentários

IMG_3517

Um ingredientes pode fazer toda a diferença em uma receita. É o caso do funghi. Este cogumelo tem um sabor mais marcante que os demais e quando utilizando em uma receita dá um sabor super especial.

Sou suspeita, pois adoro funghi, especialmente em risotos e molhos para a carne. Mas, desta vez, quis inovar. Por que não utilizá-lo na quinoa? Fiquei empolgada para testar a combinação. O toque de limão completou! Pelo menos para meu gosto, claro!

Para deixar o prato mais bonito, colorido e rico em nutrientes, combinei a quinoa com couve refogada e filé mignon grelhado. Até o marido, que não gosta muito de quinoa, adorou o prato! 🙂

Comece hidratando o funghi.

Aqueça 2 xícaras (chá) de água. Adicione 1/4 de xícara (chá) de funghi seco (se quiser, coloque mais). Deixe ferver por uns 2 minutos e desligue o fogo. Deixe o cogumelo descansar na água por cerca de 10 minutos. Escorra a água e reserve, pois iremos utilizar para fazer a quinoa.

Ingredientes para a quinoa:

  • 1 xícara (chá) de quinoa em grãos clara (usei da marca Jasmine orgânica)
  • 2 xícaras (chá) da água do funghi
  • 1 cebola roxa picadinha
  • 2 colheres (sopa) azeite de oliva
  • Funghi hidratado e picado (apertar para tirar o excesso de água)
  • 1 cenoura pequena ralada
  • Raspas e suco de 1/2 limão (de preferência siciliano)
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Coloque a água do funghi em uma panela. Espere ferver e adicione a quinoa e metade da cebola picada. Tempere com uma pitada de sal. Tampe a panela e deixa a quinoa cozinhar até a água secar completamente. Desligue o fogo e reserve.

Em uma frigideira, refogue a cebola no azeite. Junte o funghi picado e a cenoura ralada. Vá mexendo até a cenoura murchar. Adicione as raspas de limão e em seguida a quinoa cozida. Misture bem. No final, coloque o suco de limão. Acerte o sal e a pimenta.
Eu teria colocado salsinha, mas não tinha na geladeira…

A couve eu apenas fatiei bem fininha e refoguei com 1 dente de alho.

A carne foi grelhado em frigideira quente com um fio de azeite.

Para a montagem do prato: faça uma “caminha” com a couve. Disponha a quinoa por cima. Ao lado, coloque a carne grelhada.

Bom apetite!

Adoro comida saudável e gostosa!

%d blogueiros gostam disto: