Feijão de corda com carne seca e Paçoca de carne seca à minha moda

Postado por menusemgluten em 18/jan/2015 - Sem Comentários

prato

Já falei anteriormente que sou louca por comida nordestina, né? Adoro carne seca, feijão de corda, mandioca (macaxeira), farofa… hummmm
Pena que é tão difícil encontrar feijão de corda em SP. Semana passada, sem querer, achei na feira, fresquinho (o rapaz tirava da fava na hora)!

Quando estive na Bahia, provei um prato chamado Arrumadinho (delicioso), eu quis fazer um prato que tivesse este sabor, mas mudei a forma de apresentar.

O verdadeiro arrumadinho leva o feijão de corda cozido e temperado, a carne seca cortadinha em cubos acebolada, vinagrete e farofa ou paçoca. Eu fiz o feijão misturado com a carne seca desfiada. Eu adorei o resultado!

Sei que tem gente que não gosta de coentro, mas que ele dá um sabor especial a este prato, dá!

Depois que aprendi a dessalgar e desfiar a carne seca com facilidade no blog da minha prima Receitas Aprovadas, agora me animo mais a fazer receitas com carne seca. Ela ensina um passo a passo incrível de como fazer esse processo rapidinho.

Ingredientes:

  • 500 g de carne seca dessalgada e desfiada (reservar 3/4 de xícara da carne desfiada para a farofa)
  • 500 g de feijão de corda cozido al dente
  • 1 colher (sopa) de manteiga de garrafa (dá um gostinho especial, mas se não tiver, use ghee, azeite…)
  • 1 cebola picadinha
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 tomate grande picado (sem sementes)
  • Meio maço de coentro picado (inclusive os talos próximos da raiz)
  • 1/2 pimenta dedo de moça picadinha (opcional)
  • Sal a gosto

Comece cozinhando o feijão de corda. Coloque o grão em uma panela com água e levar ao fogo por cerca de 20 minutos ou até ficar al dente. Quando estiver no ponto, escorra a água e reserve.

Cozinhe a carne seca de acordo com as dicas da minha prima. Reserve.

Em uma panela, refogue a cebola e o alho na manteiga de garrafa. Adicione o tomate, depois o feijão de corda. Vá mexendo até o tomate murchar um pouco. Adicione a carne seca. No final, coloque a pimenta e o coentro (com talos). Prove e acerte o sal, caso seja necessário.

A farofa foi totalmente improvisada, não sei precisar muito as medidas, mas façam seguindo os passos que dará certo.

Em uma frigideira, refogue 1/2 cebola picada em 1 colher (sopa) de manteiga de garrafa. Junte a carne seca reservada, frite bem. Vá adicionando farinha de mandioca fina (usei a mais fininha do mercado) até cobrir a carne seca. Não coloque muita farinha, é só para dar uma liga. Na própria frigideira, com um pilão, dê uma amassada na farinha com a carne. Tempere com sal a gosto.

Espero que gostem. O marido adorou!!! 🙂

%d blogueiros gostam disto: