Creme de Tapioca e Côco sem glúten com Coulis de Mirtilos

Postado por menusemgluten em 30/nov/2014 - Sem Comentários

Receita de Creme de Tapioca e Côco sem glúten com Coulis de Mirtilos

Creme de Tapioca e Côco sem glúten com Coulis de Mirtilos

Quem acompanha o blog sabe que mudei de apartamento há alguns meses. Comprar, reformar e mobiliar a casa própria não é nada fácil e muito menos barato… rsrs

Fizemos a parte mais difícil, mas ainda faltam muitos detalhes. Agora estamos indo devagar. Uma hora conseguimos finalizar! 🙂 sempre digo que tudo que é conquistado tem um sabor muito melhor, não?

Estava louca pra chamar meus pais para virem conhecer o apê, mas queria receber bem, fazer um almoço gostoso… e por isso precisávamos esperar nossa mesa chegar. Hoje deu tudo certo e eles vieram almoçar conosco. Acabei não fotografando o prato principal, que foi um bife ancho com molho de mostarda + batatas deliciosas e minicenouras do Jamie (que já ensinei aqui) e uma saladona com trio de folhas, tomate cereja, alcachofras fatiadas e queijo de cabra.
Meu pai é Argentino e nada melhor do que carne com batatas! Ficou delicioso.

A sobremesa foi este creme de tapioca que fechou DIVINAMENTE o almoço. É tão simples de fazer e faz sucesso! Além disso, rende bastante! Minha receita rendeu 12 pontinhos.

Atenção ao ponto do creme, pois este deve ser retirado do fogo assim que der uma leve engrossada ou vai virar um pudim (que também deve ficar ótimo)!

A inspiração veio do blog que amo Chocolatria. Fiz pequenas alterações na receita original.

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de tapioca do tipo granulada
  • 4 xícaras de leite (usei desnatado)
  • 200 ml de leite de côco
  • 1 lata de leite condensado (ou a gosto)
  • 100 grs de côco ralado em flocos (usei úmido e adoçado)

Deixe a tapioca de molho em 2 xícaras de leite por cerca de 30 minutos.

Em uma panela, junte o leite restante, leite de côco, leite condensado, côco ralado e a tapioca previamente descansada. Leve ao fogo mexendo sempre até ferver. Abaixe o fogo e mexa até ficar levemente engrossado.

Disponha o creme em um refratário ou minipotinhos e deixe esfriar. creme1_1 Coulis de Blueberry (Mirtilo)

  • 2 caixinhas de blueberries
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de maple syrup (se não tiver, use açúcar mesmo)
  • Suco de 1 limão (eu gosto mais azedinho, se não gostar muito, coloque meio limão)

Coloque todos os ingredientes em uma panelinha, misture e leve para ferver. Vá amassando os blueberries. Quando engrossar levemente (cerca de 5 minutos), desligue o fogo e espere esfriar.

Coloque o coulis por cima do creme de tapioca e leve à geladeira. creme4_1 A Simone, do blog Chocolatria, fez o coulis com pêssegos frescos. Ela dá a dica de fazer com frutas com bastante suco, como morangos, blueberries, maracujá, kiwi; para que o frescor de sua polpa proporcione um equilíbrio com o creme de tapioca que é mais doce.

Outra dica: Os coulis de frutas geralmente não são levados ao fogo; as frutas apenas são amassadas e adoçadas a gosto. Como ela, preferi dar ponto na panela para homogeneizar a mistura.

%d blogueiros gostam disto: