Massa para Pizza ou Calzone sem glúten

Postado por menusemgluten em 13/out/2014 - Sem Comentários

IMG_2696

Que tal uma receita de massa que pode ser utilizada para pizza e calzone? Eu adoro variar as receitas, sempre estou pensando em algo diferente que posso fazer.

A boa notícia é que essa massa fica deliciosa!!! A notícia ruim é que ela precisa descansar…. Apesar disso, a massa é extremamente simples de fazer, congela muito bem e descongela rapidamente. Ela ainda pode ser mantida na geladeira por alguns dias. Se você fizer a massa de pizza uma vez por semana, então você poderá ter o jantar na mesa em menos de 30 minutos em qualquer noite.

A receita veio deste site.

  • 2 xícaras (280 g) de mix de farinhas sem glúten (veja a receita do mix abaixo)
  • 1 1/2 colher (chá) de goma xantana (se o mix que você for utilizar já tiver goma xantana, não coloque)
  • 2 colheres (chá) (6 g) de fermento biológico instantâneo (ou 1 colher de sopa de de fermento biológico)
  • 1 colher (chá) (4 g) de açúcar
  • 1 colher (chá) (6 g) de sal
  • 3/4 xícara de água morna (não pode ser quente!)
  • 3 colheres (sopa)(42 g) de azeite de oliva extra virgem

Em uma vasilha de tamanho médio, coloque a farinha, a goma xantana (se preciso), o fermento biológico e o açúcar. Misture tudo muito bem com o auxílio de um fouet. Junte o sal e mexa novamente para misturar bem.

Coloque esta mistura de farinhas na vasilha da batedeira ou do mixer (eu usei batedeira). Junte o azeite de oliva e a água aos poucos, batendo em velocidade baixa (sem parar). Se você estiver usando o mixer, vá pulsando até que se forme uma bola de massa. Se a massa ficar muito pegajosa, coloque mais farinha, 1 colher de cada vez e bata ou pulse para misturar.

Ponha a massa em outra vasilha média untada com azeite de oliva. Passe um pouco de azeite na massa também. Isto previne que se forme uma crosta na massa enquanto ela cresce. Cubra a vasilha com papel filme e coloque dentro de uma sacola plástica. Deixe crescer em local aquecido (eu coloco dentro do micro-ondas) por cerca de uma hora ou até a massa dobrar de volume.

Depois que a massa tiver crescido, embrulhe-a em papel filme e leve à geladeira por pelo menos uma hora antes abrir. (Não fiz este passo e deu certo, por isso, não sei se interfere na textura da massa).

Para fazer pizza, abra a massa entre dois pedaços de papel filme. Pincele a massa com azeite e asse em forno preaquecido, a 200 graus, por 5 a 7 minutos, para pré-assar. Recheie como preferir e leve novamente ao forno até o queijo derreter.

Pra fazer calzone, divida a massa em quatro partes, abra a massa entre dois pedaços de papel filme formando círculos. Recheie a gosto, mas sem utilizar muito molho ou ingredientes muito molhados. Pincele ovo batido nas bordas da massa e feche como se fosse uma empanada. Pincele mais ou pouco do ovo por cima e leve para assar em forno preaquecido, a 200 graus, até a massa ficar dourada – cerca de 12 minutos.

IMG_2689

Recheios que utilizei para o calzone:

Queijo muçarela ralado
Fatias de Pastrami bovino
Palmito picado
Manjericão picado
Molho de tomate (bem pouquinho)
Queijo de cabra boursin (cremoso)

IMG_2694

Mix de farinhas utilizado:

Adaptado de Gluten free on a shoestring

Adaptado de Gluten free on a shoestring

Faça a conta pensando em 1 kg de farinha, para tanto, usaremos:

  • 310 g de farinha de arroz
  • 170 g de farinha de arroz integral
  • 180 g de amido de milho
  • 150 g de farinha de tapioca ou polvilho doce
  • 140 g de leite em pó desnatado
  • 30 g de fécula de batata
  • 20 g de goma xantana

Misture tudo muito bem. Utilize a porção solicitada na receita e guarde o que sobrou em um pote hermético para usar em outras receitas.
Eu fiz metade da receita do mix de farinhas. Deu para fazer a massa do calzone e ainda sobrou.

Quem disse que na cozinha não se usa matemática??? rsrsrs

Importante: use uma balança para pesar.

Mangia!

%d blogueiros gostam disto: