Gnocchi assado de Ricota e Espinafre sem glúten (LOW CARB)

Postado por menusemgluten em 01/out/2014 - Sem Comentários

IMG_2597

Estes dias fiz alguns exames de sangue de rotina e, para minha surpresa, minha glicose deu um pouco alta. Já fiquei super preocupada. Eu cuido bastante da minha alimentação e não sou de comer muitos doces e açúcar, mas, existem fatores genéticos e outras coisas que não dá para entender. Pensando nisso, estou tentado diminuir carboidratos em geral. Eu já vinha nessa onda e agora ainda mais.

Ontem me deu vontade de fazer gnocchi de ricota com espinafre. Eu havia feito uma vez e tinha gostado bastante. Dei uma olhada em algumas receitas na internet, mas uma que vi no blog A Cozinha da Cacau me chamou a atenção. O Gnocchi não era cozido em água, mas assado. Achei a ideia ótima. Além disso, a receita é bastante fácil, o que ajuda muito! Como sempre, alterei a receita conforme meu gosto.

Ingredientes:
500 g de ricota
1 maço de espinafre
4 colheres (sopa) de farinha de aveia sem glúten (certificada) – se não encontrar a farinha, use a aveia mesmo ou bata no liquidificador até virar farinha
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sobremesa) de orégano
Sal e pimenta do reino a gosto
Noz moscada a gosto

Primeiro, higienize o espinafre.
Cozinhe o espinafre no vapor até murchar (eu uso aquela panela que vai ao micro-ondas, que cozinha no vapor). Caso prefira, cozinhe o espinafre em água fervente por alguns minutos (até murchar). Escorra e espere esfriar.

Enquanto isso, amasse a ricota com um garfo e tempere com o azeite, o sal e a pimenta do reino, o orégano e a noz moscada. Reserve.

Quando o espinafre estiver frio, aperte bastante as folhas com as mãos ou papel toalha. É preciso retirar toda a água da verdura, esse é o grande segredo do prato.

Coloque o espinafre no processador de alimentos ou liquidificador. A Cacau ensina que se for usar o liquidificador, vá colocando o espinafre aos poucos e bata todo ele, juntado a ricota depois. Eu usei o processador e coloquei todos os ingredientes de uma só vez, batendo até ficar homogêneo. Bata bem, até virar uma pasta verde.

Transfira a massa para uma travessa e junte a farinha de aveia. Misture bem com as mãos.

Unte uma forma com óleo de coco ou azeite, ghee, manteiga… usei óleo de coco.

Vá fazendo bolinhas pequenas com a massa e colocando na forma. Tente fazer todas as bolinhas do mesmo tamanho, para ficar bonito.

Leve ao forno preaquecido, 200 graus, por 10 minutos.

IMG_2592

Bolinhas de Gnocchi após serem assadas

Retire do forno e sirva com o molho de preferência. Eu fiz um molho de tomates caseiro, bem natural.

No momento de servir, rale parmesão ou salpique queijo de cabra.

Hummmmmmmm

%d blogueiros gostam disto: