Filé de Saint Peter ao aroma de limão siciliano e gengibre com Spaghetti de abobrinha ao molho rústico de tomate

Postado por menusemgluten em 26/jun/2014 - Sem Comentários

Filé de Saint Peter ao aroma de limão siciliano e gengibre + Spaghetti de abobrinha com molho rústico de tomate

Para um jantarzinho low carb, nada melhor que um filé de peixe magrinho e spaghetti de abobrinha. Eu acho uma delícia e é super leve.

Ando viciada no gengibre. Coloco no peixe, no frango, em diferentes receitas. Acho que ele dá um sabor delicioso para os pratos. O gengibre também é um alimento funcional e tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos; também é rico em substâncias termogênicas que ativam o metabolismo do organismo e potencializam a queima de gordura corporal. Tudo de bom, não?

Esta receita é bem fácil de fazer. A única dica é usar o mandoline/ fatiador de legumes para o spaghetti de abobrinha. Isso ajuda bastante. Caso você não tenha nenhum utensílio, corte fatias finas de abobrinha e depois fatie fininho.

Para 4 porções
Ingredientes:

  • 4 filés de Saint Peter/ Tilápia
  • 1 cebola roxa fatiada bem fininho
  • 1 limão siciliano fatiado fino
  • Um punhado de alcaparras (lave antes de usar para tirar o sal)
  • Gengibre fresco ralado a gosto (usei cerca de 2 cm)
  • Suco de 1/2 limão siciliano
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Tempere o peixe com sal e pimenta do reino a gosto. Junte o gengibre e esfregue bem nos filés.

Forre uma forma grande com papel alumínio, mas sem cortar a folha, pois iremos usá-lo para fechar o peixe dentro do papel. Unte com bastante azeite de oliva. Faça uma caminha para o peixe com a cebola roxa. Disponha os filés e, por cima, as fatias de limão siciliano e as alcaparras. Jogue o suco de limão e mais um bom fio de azeite.
Feche o papel de alumínio com o peixe dentro, como se fosse um envelope. Dobre bem as bordas do papel para o vapor não sair.
Leve ao forno médio por 10 a 15 minutos.

Para o Spaghetti de abobrinha:
Calcule 1 abobrinha média por pessoa. Fatie as abobrinhas com o auxílio de um mondoline ou fatiador de legumes, para ficar com aparência de spaghetti.

Em uma frigideira, coloque uma colher de sopa de azeite. Junte a abobrinha fatiada e é só esperar dar uma murchadinha e pronto. Não cozinhe demais, pois pode desmanchar e soltar muita água. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

Molho de tomate rústico:

  • 2 tomates grandes sem sementes picados
  • 1/2 cebola picadinha
  • 1 colher (chá) de azeite de oliva
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • Orégano a gosto
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Refogue a cebola no azeite. Junte o tomate e refogue até começar a murchar. Coloque a água e os temperos. Tampe a panela e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando. O tomate irá começar a desmanchar. Eu peguei um mixer manual e bati o molho grosseiramente. Não bata muito, a intenção é que fique rústico, com pedaços de tomate.

Cubra o spaghetti de abobrinha com o molho e sirva com o filé de Saint Peter assado.

Não tem desculpa para não se alimentar bem e ter um estilo de vida mais saudável, hein? Este prato leva apenas 35 minutos para ficar pronto!!!

0 Comentários

Deixe seu comentário!


Warning: Undefined variable $user_ID in /home1/menuse86/public_html/wp-content/themes/msgtheme/comments.php on line 40