Filé de Frango grelhado com molho de Açaí, Batatas assadas com orégano e Brócolis refogado

Postado por menusemgluten em 18/maio/2014 - 1 Comentário

Filé de Frango grelhado com molho de Açaí + Batatas assadas com orégano + Brócolis refogado

Este foi o almoço descomplicado deste domingo.

Ontem fomos ao casamento de uns amigos em Mogi Mirim. Não é longe, mas fomos dormir tarde, a viagem é de umas 2 horinhas, então eu queria fazer algo mais simples, e com batatas.
Lembrei das maravilhosas batatas que meu cunhado faz e não pensei duas vezes, pedi a receita e fui testar. Gente, essas batatas são DIVINAS! não são difíceis de fazer e ficam super gostosas. Sou suspeita, pois amo batatas, mas esta versão é um espetáculo!

Para o filé de frango ficar com mais graça, descongelei um restinho de molho de açaí que tinha no freezer e voilá! A receita do molho de açaí é do chef Renato Caleffi e já postei aqui. No livro do chef, ele diz que o molho pode acompanhar peixe, frango e carne. Sinceramente, acho que combinou mais com peixe, mas ficou gostoso/ diferente com o frango.

Ingredientes para o frango:

  • Filés de frango (eu fiz filés finos de 1 peito de frango inteiro)
  • Sal verde (sal batido com ervas) – pode ser sal do himalaia também
  • Pimenta do reino moída na hora
  • 2 dentes de alho amassados

Tempere os filés de frango com o sal a pimenta e o alho. Coloque em uma vasilha fechado e leve à geladeira por cerca de 30 minutos.
Enquanto isso, faça as batatas.

Ingredientes para as batatas: (para 3 ou 4 porções)

  • 4 batatas médias ou grandes
  • Azeite de oliva
  • Sal do himalaia
  • Orégano a gosto

Leve as batatas inteiras com casca para cozinhar na panela de pressão. Deixa elas cozinharem, mas não deixem ficar moles. Elas precisam estar rígidas para conseguirmos cortar. Eu deixei por uns 5 minutos depois de a panela começar a fazer o barulhinho.
Retire a pressão da panela. Lave as batatas com água fria e descasque-as. Corte em fatias grossas, no sentido vertical (não queremos rodelas e sim fatias).
Unte uma forma antiaderente com azeite. Unte também cada batatas com azeite. Salpique um pouquinho de sal e orégano. Um ponto que considero importante é não empilhar as batatas umas por cima das outras. Elas têm que ficar em contato direto com a forma para ficarem mais crocantes.
Asse em forno médio. Quando as batatas estiverem douradas de um lado, vire com cuidado, para não quebrar.
Quando a batata estiver assada dos dois lados, regue novamente com azeite e salpique mais orégano ou queijo parmesão ralado na hora.
Essas batatas são sucesso garantido!

Para deixar o prato mais saudável, fiz um brócolis refogado. Eu gosto bastante de brócolis, principalmente se ele estiver bem al dente, meio crocante. Acho delicioso. Além disso, o vegetal é super funcional e carrega em sua composição a receita completa para um organismo saudável: é rico em fibras, que ajudam na digestão e funcionamento do intestino; antioxidantes, que prolongam a juventude; e em vitamina A e ácido fólico, importantes para o sistema nervoso”. “Essa hortaliça também tem bastante ferro, nutriente fundamental para a composição das células vermelhas do sangue, responsáveis por transportar oxigênio para outras partes do corpo”. Ademais, o brócolis ajuda a proteger o organismo de alguns tipos de câncer, como de mama, pulmões, estômago e próstata. Isso porque o brócolis contém glucosinolatos, substâncias que aumentam as defesas do organismo e auxiliam na proteção contra a doença (CA de próstata).
O vegetal ainda faz você parecer alguns anos mais nova: “O alto teor de flavonoides e antioxidantes protege as células dos danos provocados pelos radicais livres, que causam as ruguinhas precoces, e ainda ajuda a prevenir doenças relacionadas ao envelhecimento
Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/reportagem/be-a-ba-da-cozinha/brocolis-opcao-alimento-saudavel-rejuvenescedor-610031.shtml

Ingredientes do brócolis:

  • 1 brócolis japonês/ ninja
  • 1 dente de alho
  • 1 colher (chá) de azeite
  • Sal do himalaia a gosto

Corte o brócolis em floretes pequenos. Cozinhe da maneira que preferir. Eu cozinho no vapor, até o brócolis ficar al dente (não gosto mole, mas cozinhe da maneira que preferir).
Em uma frigideira, refogue o alho rapidamente no azeite. Junte o brócolis cozido. Mexa bem. Tempere com um pouquinho de sal e pronto!

Eu ainda servi com uma saladinha de cenoura e beterraba raladas.
Boa semana a todos!!

1 Comentário

  1. Eliane disse:

    Depois desta aula sobre brócolis virei fã.rs.vou experimentar a receita.

Deixe seu comentário!


Warning: Undefined variable $user_ID in /home1/menuse86/public_html/wp-content/themes/msgtheme/comments.php on line 40