Pão de aveia e mel sem glúten

Postado por menusemgluten em 30/abr/2014 - Sem Comentários

Receita de Pão de aveia e mel sem glúten

paoaveia

Para quem não sabe, o grão de aveia naturalmente não contém glúten. A avenina, proteína da aveia, não é tóxica para celíacos. O problema está no elevado grau de contaminação que este cereal é alvo do seu cultivo até o embalamento. Para que o grão permaneça livre de glúten é importante que não entre em contato com cereais que contenham glúten em nenhuma fase do processamento, desde o plantio, colheita, transporte e moagem. É nesse processo que a aveia geralmente é contaminada.

Um dos grandes problemas é que a aveia é cultivada no mesmo solo que o trigo, centeio e cevada, pois os agricultores fazem um processo de rotação da terra, onde uma temporada plantam a aveia, na outra plantam o trigo, depois o centeio e voltam a plantar a aveia. Eles fazem isso para manter a terra fértil. Contudo, esse processo pode deixar para trás algumas sementes de centeio, cevada ou trigo que contaminam a plantação de aveia pelo glúten.

A contaminação pode acontecer também no processo de moagem/ processamento. No Brasil é bastante comum ter produtos naturalmente sem glúten contaminados pelas máquinas durante o processo de manipulação e embalagem. 🙁

Enfim, quando eu descobri a DC, fiquei bem triste por não poder mais comer o grão. Sempre fui muito fã de granola e comia bastante banana com aveia. Porém, pesquisando, descobri que uma empresa americana chamada Bob`s Red Mill produz a aveia livre de glúten. Mas como assim?? Eles plantam aveia em terras destinadas apenas para o seu cultivo e têm um super cuidado no momento de processar e embalar os produtos. Fiquei encantada com a empresa e super feliz de poder voltar a comer aveia! 🙂

Atualmente a aveia Bob`s Red Mill já está disponível para venda em algumas lojas/ supermercados e sites no Brasil. A empresa brasileira de produtos naturais e orgânicos Monama também lançou uma aveia sem glúten certificada. E você consegue encontrar outras marcas também.

Bom, né?? Já podemos comer aveia (desde que seja certificada)!!

Agora, falando sobre a receita…Este pão ficou muitooo gostoso. A textura, cheiro e sabor levemente adocicado são incríveis.

Adaptei a receita deste site. A receita original não era feita em máquina de pão, mas eu fiz e deu super certo.

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de farinha de arroz integral
  • 1 1/4 xícara (chá) de farinha de aveia sem glúten (certificada)
  • 2/3 xícara (chá) de fécula de batata
  • 1/3 xícara (chá) de farinha de tapioca (uso da Bob`s Red Mill também)
  • 2 colheres (chá) de fermento biológico instantâneo sem glúten
  • 1 1/4 colher (chá) de sal
  • 1 1/4 colher (chá) de goma xantana
  • 3/4 xícara (chá) de leite morno (usei sem lactose, mas na receita original ia leite normal)
  • 1/3 xícara (chá) de mel
  • 1/4 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente (eu amoleci um pouco)
  • 3 ovos (em temperatura ambiente)
  • Flocos de aveia para polvilhar por cima do pão.

Na máquina de pão, coloque todos os ingredientes líquidos (leite, mel, manteiga e os ovos).

Em uma vasilha, coloque todos os ingredientes secos (farinhas, fermento, sal e goma xantana). Com um fouet, misture bem as farinhas.

Delicadamente, coloque a mistura de farinha por cima da mistura líquida na máquina de pão. Ligue a máquina no ciclo de pão sem glúten (minha máquina tem esse ciclo, caso a sua não tenha, o ciclo leva 2:15 minutos).

Eu ligo a máquina e deixo bater. Quando para de bater, eu retiro o misturador, para não gruda no pão e não deixar um furo no meio. Depois, aliso a massa e jogo os flocos de aveia ou sementes.

Depois que o ciclo terminar, espere 5 minutos e desenforme o pão em cima de uma gradinha. Deixe esfriar em cima da gradinha. Fatie o pão e, se quiser, congele. No momento que for comer, esquente por alguns minutos.

bread4

%d blogueiros gostam disto: