Bolo de Banana, Castanha de Caju e Coco sem glúten e sem lactose

Postado por menusemgluten em 09/mar/2014 - 4 Comentários

Bolo de Banana, Castanha de Caju e Coco (sem glúten)

Eu estava querendo fazer um bolo com a farinha de coco que comprei há um tempinho, por isso, fui atrás de uma receita que levasse esse ingrediente.

A farinha de coco é um alimento funcional, pois é rico em fibras que trazem saciedade e tem inúmeros benefícios para o organismo. Veja alguns:

1) Ajuda a emagrecer. A farinha de coco é rica em fibras, substâncias que têm algumas repercussões no corpo que nos ajudam a perder peso. Quando essas substâncias entram em contato com a água no sistema digestivo, se tornam um gel volumoso. Ele aumenta a distensão do estômago e promove maior saciedade e nos impede de exagerar nas refeições.
2) Reduz riscos de diabetes. Essa absorção mais lenta da glicose também traz outras vantagens: quando temos açúcar demais no sangue, precisamos de cada vez mais insulina para metabolizar esse nutriente. O problema é que, com o tempo, alguns órgãos e tecidos começam a requisitar ainda mais desse hormônio para colocar a mesma quantidade de glicose nas células, gerando um quadro conhecido como resistência à insulina. Essa é uma condição chamada de pré-diabetes, já que se ela não for solucionada, pode evoluir para o diabetes tipo 2 em si.
3) Auxilia a digestão. As fibras são muito importantes para um bom funcionamento intestinal. Primeiro porque elas forma uma camada de gel em torno do bolo alimentar que facilita sua circulação pelo sistema digestivo, desde que se ingira a quantidade correta de água. Além disso, elas são fermentadas pelas bactérias intestinais (microbiota intestinal), o que leva à formação dos chamados ácidos graxos de cadeia curta (AGCC). Esses ácidos ajudam na melhora da constipação, já que são capazes de aumentar o volume fecal e reduzir o tempo de trânsito intestinal.
4) Turbina a imunidade. Colocar as bactérias do bem do intestino para trabalharem ajuda a aumentar sua quantidade, com isso, elas protegem a saúde não só desse órgão, como do corpo inteiro. Isso porque elas e os ácidos graxos de cadeia curta estão intimamente ligados ao sistema imunológico ao impedir que as bactérias ruins da microbiota caiam na corrente sanguínea. Além disso, no intestino se encontram 60% das imunoglobinas do nosso corpo.
Fonte:http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17017-farinha-de-coco-doce-que-ajuda-a-emagrecer

Além da farinha de coco, esta receita leva também açúcar de coco, que é um dos adoçantes mais saudáveis do mercado atualmente, pois não é processado, não contém conservantes e é 100% natural. Ademais, é nutritivo, contém sais minerais e vitaminas do complexo B. Já viciei!

A inspiração deste bolo veio do site da Chef Paty.

Ingredientes:

  • 1/2 xícara (chá) de farinha de coco (usei orgânica)
  • 1/4 xícara (chá) de farinha de arroz integral
  • 1/4 xícara (chá) de farinha de amêndoas – usei farinha de castanha de caju
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de goma xantana
  • 3 ovos
  • 3 bananas nanicas bem maduras
  • 2/3 xícara (chá) de açúcar de coco (usei Monama)
  • 1/3 xícara (chá) de açúcar mascavo (usei Monama)
  • 80 ml de óleo de coco – liquido (usei Monama)

Modo de Preparo:

Pré aqueça o forno à 170C.
Misture as farinhas, fermento e a goma xantana em uma tigela média e reserve. No liquidificador, bata o restante dos ingredientes: ovos, óleo, as bananas e o açúcar.
Em seguida, despeje esta mistura na tigela com a mistura de farinhas e misture o suficiente para formar uma mistura homogênea.
Coloque a massa em uma forma com fundo removível untada com óleo de coco e farinha de arroz integral. Leve ao forno por mais ou menos 25 minutos ou até o teste do palito sair limpo.

AMEI esta receita. Posso garantir que é um dos bolos de banana que mais gostei. Ele é suuuuuperrrr macio, saboroso e cheiroso. RECOMENDO que você teste esta receita, que é super saudável e deliciosa.

%d blogueiros gostam disto: