Torta Mousse de chocolate sem glúten e sem ovos

Postado por menusemgluten em 23/dez/2013 - Sem Comentários

Receita de Torta Mousse de chocolate sem glúten e sem ovos

Fazia um tempo que eu queria testar a massa de torta feita de bolacha Maria sem glúten.

Como eu tinha uma almoço com minha família,  pensei em fazer algo com essa massa. Daí veio a ideia de fazer uma torta mousse. Porém, como eu torço o nariz para receitas com ovos crus, e a maioria das mousses de chocolate leva ovos crus, fui procurar uma receita na internet que não tivesse ovos… e não é que encontrei. A receita é da Ana Maria Braga.

Eu tinha 2 marcas de bolacha Maria sem glúten em casa, uma da Schar, que é bem parecida com a bolacha Maria com glúten, e uma outra da marca Santiveri, que tem uma textura mais rústica, ótima para fazer a base da torta. Usei o pacote inteiro da Santiveri (acho que tem 185 g o pacote) e mais um pouco da bolacha da marca Schar (para completar 200g).

Ingredientes da massa:

  • 200 g de bolacha Maria sem glúten
  • 80 g de manteiga sem sal
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha

Modo de preparo:

Bater a bolacha em um processador até virar um farofa. Adicione a manteiga e a baunilha e bata mais um pouco, até virar uma massa.

Em uma forma de 23 cm, com aro removível, disponha a massa no fundo da forma. Eu não coloquei massa nas laterais, para o mousse aparecer. Asse em forno médio por cerca de 10 minutos. Retire do forno e reserve.

Ingredientes da mousse:

  • 200 g de chocolate meio amargo
  • 1 lata de creme de leite (usei 1 caixinha)
  • ¼ xícara (chá) de uvas passas hidratadas em 2 colheres (sopa) de rum (reserve o rum).
  • 1 colher (sopa) de gelatina hidratada e dissolvida em 200 ml de água
  • ½ xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo:

Primeiro, derreta o chocolate. Adicione o creme de leite e misture bem. Junte as uvas passas hidratadas e reserve.

Numa batedeira, coloque a gelatina hidratada e o açúcar, bata bem até ficar uma mistura aerada (ponto de suspiro), com aparência de clara em neve, mais ou menos 10 minutos.

Desligue a batedeira e adicione a mistura de chocolate com as uvas passas. Com o auxílio de uma espátula, incorpore delicadamente uma mistura na outra.

Coloque a mousse por cima da massa de biscoito fria. Leve à geladeira de um dia para o outro (ou por no mínimo 3 horas).

Eu fiz uma caldinha com 50 g de chocolate meio amargo, ¼ xícara (chá) de creme de leite fresco e o que sobrou do rum. Derreti o chocolate e misturei os demais ingredientes até formar uma calda grossa. No momento de servir, coloque a caldinha por cima da torta e enfeite como preferir.

Para Bruno 001

0 Comentários

Deixe seu comentário!


Warning: Undefined variable $user_ID in /home1/menuse86/public_html/wp-content/themes/msgtheme/comments.php on line 40