Fusilli sem glúten com molho oriental e cogumelos

Postado por menusemgluten em 03/dez/2013 - Sem Comentários

 

fus

Adoro a versatilidade dos cogumelos. Uso sempre nas minhas massas, com carnes, frango, acompanhando pratos, acho muito prático.

Os cogumelos são fonte de proteína, vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, triptofano, selênio, cobre, potássio, fósforo, zinco, manganês, ferro, cálcio, e fibras. Fonte de antioxidantes e fortalecedor do sistema imunológico. Seu teor de sódio é super baixo.
Aposto que você não imaginava que os cogumelos tinham tantos nutrientes, não é?

Ingredientes:

250 g de fusilli de milho e tomate (usei Tivva) – mas pode usar a massa que preferir
300 g de cogumelos (usei Paris e Shimeji)
1 1/2 colher (sopa) de manteiga
Salsinha a gosto
Azeite de oliva extra virgem

Ingredientes para o molho:

Raspas da casca de 1 limão
2 colheres (sopa) do suco de limão
1 pedaço de mais ou menos 3 cm de gengibre (descascar e ralar)
1/4 de xícara (chá) de vinagre de arroz ou saque culinário
1/3 xícara de shoyu sem glúten (usei Daimaru)
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) de óleo de gergelim

Preparação do molho:
Misture todos ingredientes, exceto o óleo de gergelim e o azeite. Bata no processador, até que todos os ingredientes estejam bem misturados. Junte o óleo de gergelim e bata mais alguns segundos.

Preparação da massa:
Em uma panela grande, com água fervente salgada, coloque o fusilli para cozinhar. Cuidado, pois ele cozinha relativamente rápido e desmancha.

Enquanto isso, prepare os cogumelos.
Em uma frigideira, com fogo alto, derreta a manteiga até ela começar a borbulhar. Coloque os cogumelos e salteie por 2 a 3 minutos. Se for utilizar cogumelos misturados, coloque o shimeji primeiro, deixe ele no fogo uns 2 minutos e então adicione o cogumelo Paris. O tempo de cozimento dos dois é diferente, o shimeji é um pouco mais duro.

Quando o macarrão estiver cozido al dente, escorra, e volte o macarrão à panela. Coloque um fiozinho de azeite de oliva, jogue os cogumelos, a salsinha picada, e o molho. Leve ao fogo rapidamente, só para que os ingredientes fiquem bem incorporados à massa.

Se desejar, salpique parmesão ralado na hora.

0 Comentários

  1. Muito boa a receita, bem exótica, mas uma boa combinação de ingredientes que dá um delicioso sabor no final. Eu fiz hoje e adorei! Só troquei o óleo de gergelim por tahini pois se eu comprasse o óleo não iria usar depois. Não como gluten nem leite, já fiz outras receitas de massas do seu blog e está de parabéns! Rodrigo

    • menusemgluten disse:

      Olá, Rodrigo!! Tudo bem?
      Muito obrigada pelo retorno!
      Fico feliz que tenha gostado da receita! Deve ter ficado ótima com tahine também!
      Os depoimentos dos leitores sempre são um estímulo para continuar testando e postando receitas gostosas para deixar a vida de quem não pode comer glúten/ lactose com mais sabor!
      Abraços!

Deixe seu comentário!

%d blogueiros gostam disto: