“Focaccia” sem glúten

Postado por menusemgluten em 24/nov/2013 - Sem Comentários

Focaccia sem glúten

A focaccia ou schiacciata é um pão italiano em formato plano, parecido com uma pizza, geralmente coberto com ervas (principalmente alecrim), cebola, salpicado com flor de sal ou sal grosso e azeite de oliva. Porém, a focaccia pode levar outras coberturas – tomate, queijos, carnes, vegetais, azeitonas, etc. Não leva molho.

Não sei se posso chamar isto que fiz de focaccia, mas como o princípio que utilizei foi o do pão, que é o formato chapado e a cobertura, chamei dessa forma. Digo isto porque a focaccia tradicional leva farinha com alto teor de glúten e/ou semolina, ou seja, é puro glúten. Mas, na falta de um nome melhor, chamei de focaccia.

Ingredientes:
1 xícara (chá) de farinha de arroz
1/2 xícara (chá) de farinha de Millet (painço)
1/2 xícara (chá) de polvilho doce
1 e 1/2 colher (chá) de CMC ou goma xantana
1/2 colher (chá) de sal
1 ovo
2 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de água morna
2 colheres (chá) de fermento biológico seco (granulado)
2 colheres (chá) de açúcar

Minha massa ficou muito mole, mas eu usei apenas 1/2 xícara de farinha de arroz. Por isso, já ajustei a medida na receita. Quando coloquei a cobertura, no descanso da massa, parte dos ingredientes afundaram. Acho que utilizando 1 xícara de farinha de arroz, isso não aconteceria.

Primeiro, faça a mistura do fermento. Junte a água morna (não pode estar quente), o fermento e o açúcar. Deixe descansar em um local protegido, dentro do microondas, por 10 minutos, ou até espumar.

Enquanto isso, misture todos os ingredientes secos na vasilha da batedeira. Misture bem.

Depois que o fermento tiver crescido, junte o ovo e o azeite. Bata com um fouet (batedor manual), para misturar estes ingredientes.

Jogue a mistura líquida na de farinhas. Bata na batedeira, inicialmente em velocidade baixa e depois em velocidade média, por cerca de 3 minutos. A massa fica mole. Não é uma massa grossa.

Jogue a massa em uma forma retangular untada com azeite. Coloque a cobertura que desejar e deixe crescer por 30/ 35 minutos, dentro do microondas ou forno.

Cobertura que utilizei:
1 tomate em fatias
1 cebola roxa grande em fatias
Azeitonas pretas a gosto
Alecrim a gosto
Queijo parmesão ralado na hora a gosto
Salpiquei sal do himalaia (rosa)
Azeite a gosto

Eu utilizei esta cobertura. Como minha massa ficou meio mole, os tomates afundaram, ficou parecendo o recheio da focaccia. Eles nem aparecem na foto 🙁

Leve ao forno preaquecido, a 230 graus, por 20 minutos. Até a massa ficar dourada. Desenforme e coloque em cima de uma gradinha, para não ficar úmida.

Eu e o marido gostamos bastante do resultado. A massa ficou super macia e saborosa.

focac3

%d blogueiros gostam disto: