Risoto diferente de Pera e Gorgonzola com Filé Mignon assado

Postado por menusemgluten em 17/nov/2013 - Sem Comentários

Risoto de Pera assada com Gorgonzola + Filé Mignon assado

Uma delícia o final de semana prolongado, né?

Convidei meus pais para virem almoçar aqui em casa hoje. Sempre fico pensando o que preparar para agradar a todos. Meu pai adora carne, como bom Argentino que é. Minha mãezinha adora um arroz. Pronto, a combinação de risoto com filé mignon agradaria os dois.

Eu gosto muito do risoto de pera com gorgonzola. Já fiz algumas vezes aquela versão com a pera picada dento do risoto. Desta vez, queria fazer algo diferente. Sempre vou mudando algo nas receitas que faço. Acho legal criar e recriar, para não ficar sempre nas mesmas preparações e pratos. Às vezes dá certo, às vezes não. Outro dia inventei de fazer uma massa de pizza sem glúten diferente das que faço e ficou horrível… rsrs

Acho que acertei quando fui procurar uma versão diferente deste risoto. Encontrei uma receita do Jamie Oliver que parecia ser ótima. A pera entrava apenas no final da receita, não era misturada ao arroz. Não fiz exatamente a receita dele, mas a ideia da pera eu peguei…

Ingredientes para o risoto:

  • 2 1/2 xícaras de arroz arbóreo (para risoto)
  • 2 litros de caldo de frango caseiro
  • 200 ml de vinho branco
  • 1 colher (sopa) manteiga sem sal
  • 1 cebola roxa picadinha (pode ser a cebola comum)
  • 2 dentes de alho amassados
  • 3 talos de salsão (aipo) fatiado
  • 150 g de gorgonzola picado
  • 2 peras
  • 3 colheres (sopa) de mel
  • Queijo parmesão ralado a gosto

Comece pelas peras. Corte cada pera em 4 e depois cada pedaço em 3 ou 4 fatias (sentido vertical). Pegue uma forma, coloque as peras e jogue o mel por cima. Misture. Leve ao forno preaquecido, 200 graus, por 15 minutos, até as peras ficarem macias. Retire do forno e deixe esfriar.

Esquente o caldo de frango. Ele precisa estar quente quando for utilizado na preparação do risoto.

Em uma panela, coloque 1 colher (sopa) de manteiga. Espere derreter e acrescente a cebola, o alho e o salsão fatiado finamente. Misture bem, até murchar os ingredientes e amolecer o salsão. Quando os vegetais estiverem macios, adicione o arroz e abaixe o fogo. Vá mexendo. Depois de mais ou menos 1 minuto, o arroz vai começar a ficar translúcido. Neste momento, jogue o vinho branco. Espere o vinho evaporar, mexendo sempre. A partir deste momento, vá adicionando o caldo de frango concha a concha, até o risoto ficar com a textura al dente. O processo leva cerca de 20 minutos. Não pare de mexer e vá adicionando o caldo sempre que este secar. Prove o tempero. Verifique se esta faltando sal ou pimenta do reino.

É neste momento que fiz diferente do Jamie. Eu coloquei dentro do risoto cerca de 100 g de gorgonzola picado, para o queijo derreter e deixar o risoto bem cremoso. Desligue o fogo.

Segundo o Jamie, a parte mais importante na preparação de um risoto vem agora: acrescente 1 colher (sopa) de manteiga e um pouco de parmesão ralado (eu coloquei umas 2 colheres de sopa) ao risoto pronto, tampe a panela e deixe descansar por 2 minutos. Para o chef, essa etapa deixa o risoto mais cremoso e aromático.

No momento de servir, coloque o risoto no prato, coloque fatias de pera por cima e finalize com pedacinhos de gorgonzola picado.

O Jamie derrete o queijo gorgonzola e mistura às peras. Ele joga essa mistura por cima do risoto. Também deve ficar ótimo.

Enfeite com galhinhos de tomilho.

Ingredientes para o filé mignon:

  • 8 medalhões de filé mignon (cerca de 1 kg)
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) azeite
  • Tomilho e louro a gosto
  • 1 colher (sopa) manteiga

Tempere os filés com sal a pimenta.
Aqueça bem uma frigideira com o azeite. Sele os filés por cerca de 2 minutos de cada lado. Não fique virando a carne. É para virar apenas uma vez. Junte a manteiga e as ervas. Minha frigideira vai ao forno, então já levei direito ao forno para terminar de cozinhar (mais 5 minutos). Se sua frigideira não pode ir ao forno, coloque a carne em uma forma, jogue o caldinho da frigideira por cima e termine o processo da mesma forma. Não deixe muito tempo no forno ou seu filé mignon vai ficar duro.

Acho que consegui agradar meus pais 😀

Recomendo a preparação do risoto de pera com gorgonzola desta forma! Fica muiiiito gostoso!

%d blogueiros gostam disto: