Alfajores sem glúten

Postado por menusemgluten em 08/nov/2013 - Sem Comentários

Alfajores sem glúten

Receita de Alfajores sem glúten

Alfajor é um doce tradicional da Espanha, Argentina, Chile, Peru, Uruguai e outros países ibero-americanos. O nome vem do árabe al hasu e significa recheado.

O doce, bastante conhecido no Brasil, é composto por duas ou três camadas de massa, que após assadas devem ser levemente crocantes e macias, quase esfarelando, mas firmes, e com recheio de doce de leite. Podem ser banhados no chocolate derretido ou polvilhados com açúcar de confeiteiro ou coco ralado.

O alfajor é considerado um ícone da cultura Argentina, onde são consumidos seis milhões de alfajores todos os dias de mais de uma centena de marcas. A mais famosa delas é a Havanna, já popular no Brasil. (Informação do Wikipedia).

Já falei em outro post que nasci na Argentina, portanto, o dulce de leche corre nas minhas veias. Hahahaha. Adoro este doce. Infelizmente não posso mais comer estas delícias na forma tradicional, mas, como não poderia deixar de ser, já comecei a testar receitas para não passar vontade. As bolachas ficaram muiiiiito macias. Da próxima vez, vou fazer os discos de bolacha mais grossinhos, pois acabei fazendo um pouco finos e alguns quebraram 🙁

Ingredientes da massa:

  • 3 gemas
  • 50 g de manteiga (em pasta)
  • 50 g de açúcar de confeiteiro
  • 150 g de amigo de milho
  • 20 g de farinha de arroz
  • 1 pitada de fermento químico (sem glúten)
  • 1 pitada de sal

Ingredientes do recheio:

  • Doce de leite em pasta (mas tem que ser grosso) – dá pra fazer cozinhando a lata de leite condensado na panela de pressão por 40 minutos (depois de pegar pressão)
  • Coco ralado

Modo de preparo:

Misturar a manteiga em pasta com o açúcar de confeiteiro. Adicionar as gemas, uma a uma, misturando bem até formar um creme. Acrescente as farinhas misturas previamente.
Amasse bem com as mãos, até que todos os ingredientes estejam bem misturados. Deixe a massa descansar por 15 minutos na geladeira (envolver em papel filme).

Abra a massa sobre papel filme ou mármore polvilhado com amido de milho. Deixe a massa com 1/2 cm de espessura. Corte em círculos de 3 cm de diâmetro.

Levar ao forno a 160ºC, por durante 5 minutos. As bolachas ficam branquinhas.

Deixe enfriar em cima de uma gradinha. Recheie com bastante doce de leite, passe um pouco nas laterais também, pois vamos passar no coco ralado.

Posso falar? ESTES ALFAJORES SÃO DIVINOS!!!:D

Quer uma carinha mais de alfajor? É só banhar no chocolate meio amargo derretido e temperado.alfaj

Rendimento: 12 alfajores

0 Comentários

Deixe seu comentário!


Warning: Undefined variable $user_ID in /home1/menuse86/public_html/wp-content/themes/msgtheme/comments.php on line 40