Fusilli de arroz integral com cogumelos salteados, creme de cebola roxa ao Porto e pó de azeitonas

Postado por menusemgluten em 28/out/2013 - Sem Comentários

Fusilli de arroz integral com cogumelos salteados, creme de cebola roxa ao Porto e pó de azeitonas

Fiz esta massa especial na sexta-feira passada, dia 25/10. Dizem que neste dia se comemora o dia da massa, por isso, caprichei na receita 😀
Como viajei no final de semana, não consegui postar a receita antes. Aliás, nesta semana ainda farei um post falando sobre minhas aventuras sem glúten em Porto Alegre.

A inspiração para esta receita veio de um prato que comi certa vez em um restaurante italiano que eu adorava. Era uma massa recheada com queijo de cabra com molho de cebola roxa, vinho do Porto e pó de azeitonas. Eu simplesmente amei esta combinação.

No dia dos namorados deste ano, tentei fazer um teste, encomendei uma massa recheada deliciosa com queijo de cabra (ainda não tinha tido o diagnóstico da doença celíaca) e fui pra cozinha tentar “copiar” o molho do restaurante, sem nenhuma receita. Para minha surpresa, deu certo!! Fiquei muito empolgada. Só que ainda tinha que fazer o pó de azeitonas…

Quando pensei em fazer esta receita agora, não tinha a opção de comprar a massa recheada com queijo de cabra, então adaptei. Utilizei o Fusilli de arroz integral da marca Casarão. Essa massa é ótima, muito saborosa e não quebra, além de ser super saudável.

macarr

Ingredientes:

  • 200 g de fusilli de arroz integral
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva (1 colher para refogar os cogumelos e outra para refogar a cebola roxa)
  • 1 cebola roxa grande cortada em tiras ou picada (não importa muito, pois vamos bater)
  • 1/2 xícara (chá) de vinho do Porto
  • 200 g de mascarpone ou creme de leite fresco (da outra vez fiz com creme de leite, desta vez com mascarpone, fica bom dos dois jeitos)
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 150 g de cogumelos Paris picados
  • Queijo de cabra tipo boursin para salpicar
  • Pó de azeitonas pretas para salpicar

Cozinhe a massa em água fervente com sal, até a massa ficar al dente. Reserve. Enquanto a massa cozinhava, fiz os molhos.

Primeiro, faça o refogado com os cogumelos Paris. Pegue umas 2 colheres (sopa) da cebola roxa picada e refogue em 1 colher (sopa) de azeite. Adicione os cogumelos e deixe ferver até que eles murcharem. Reserve.

Em outra panela, refogue o restante da cebola roxa no azeite. Adicione o mascarpone ou creme de leite fresco e deixe ferver alguns minutos. Bata essa mistura no liquidificador, até virar um creme de cebola. Volte à panela, adicione o vinho do Porto, o sal e a pimenta do reino. Espere ferver e dar uma engrossadinha. Prontinho. Agora é só montar o prato.

Na hora de servir, salpique o queijo de cabra e o pó de azeitonas.

Segredo do prato: para fazer o pó de azeitonas, basta picar as azeitonas pretas (faça a quantidade que quiser), dispor em cima de um prato de vidro forrado com papel toalha e levar ao microondas por 4 ou 5 minutos, na potência alta, até desidratar bem as azeitonas. Depois, é só bater no processador/ liquidificador. Essa dica é especial. Você pode usar esse pó de azeitonas em muitas receitas, dá um toque super gourmet nos pratos.

0 Comentários

  1. Adorei esta receita! Parabéns pelo blog! Vou experimentar…. Abraço

Deixe seu comentário!


Warning: Undefined variable $user_ID in /home1/menuse86/public_html/wp-content/themes/msgtheme/comments.php on line 40