Guacamole e Sour Cream (creme azedo)

Postado por menusemgluten em 23/out/2013 - Sem Comentários

Guacamole e Sour Cream

Quem gosta de comida mexicana sabe que não pode faltar uma guacamole, sour cream e um pico de galo (tipo de vinagrete) para acompanhar o chilli com carne.

Já passei minha receita de chilli, agora vou passar as receitas dos acompanhamentos.

Nunca fui fã de comer abacate “salgado”, até provar guacamole. Na verdade, o ideal para a receita é usar o Avocado, pois ele tem uma consistência mais pastosa, já o abacate é mais aguado. Eu utilizo o que encontro mais fácil, mas prefiro o Avocado.

Antigamente diziam que abacate engorda. Claro, se você comer um abacate inteiro todo dia, vai engordar. Porém, hoje em dia, já falam mais dos benefícios do abacate: ele é uma das principais fontes de gordura monoinsaturada, que ajuda na redução do colesterol e triglicérides, auxiliando na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares. Além disso, é fonte de vitamina E e vitamina A, antioxidantes e minerais como: ferro, potássio, magnésio e cálcio. Ah, ele tem muitas fibras também.
Isso quer dizer que se comer com moderação, só trará benefícios para você.

Parece fácil fazer guacamole, mas ao contrário do que se imagina, é fácil errar a mão. Muita gente coloca cebola ou alho demais, o que tira a suavidade do abacate, ou esquecem de colocar os jalapeños, que dão uma leve picância no molho.

Há algum tempo vi uma receita de uma cozinheira mexicana, ela dizia que a guacamole verdadeira leva: avocado, cebola, alho, coentro, limão e chilis jalapeños.
Aqui no Brasil, nós costumamos colocar tomate. Já fiz das duas maneiras e sinceramente gostei mais sem tomate.
Eu costumo usar cebola roxa, pois ela é mais suave. Não gosto muito do alho na guacamole, mas caso você queira incluir, coloque apenas 1/2 colher de sopa.

Para a Guacamole, você vai precisar de:

  • 4 unidades de avocado
  • 1/4 de xícara de cebola roxa picada bem pequenininho
  • Chilis jalapeños picados a gosto
  • 1/2 maço de folhas de coentro picadas ou a gosto
  • Suco de 1 limão (eu vou provando, gosto mais azedinho)
  • Sal a gosto
  • 1/4 xícara de tomate (opcional)

Pique o avocado grosseiramente. Depois, dê uma amassada de leve com um garfo. Acrescente os demais ingrediente e misture bem.

Sour Cream
Essa é versão de sour cream que mais gostei (já fiz várias). Prefiro o molho mais grossinho e acho que o cream cheese dá um gosto e cremosidade ótimos.

  • 1 embalagem de cream chesse
  • 1 creme de leite light (lata)
  • Suco de 2 limões
  • sal a gosto

Primeiro, leve o creme de leite ao congelador por uns 10 minutos.
Misture o creme de leite com o cream cheese e misture bem até incorporar tudo. Eu uso um mixer de mão para ajudar.
Vá acrescentando o limão aos poucos, o creme vai parecer que talhou, mas continue misturando. Vai virar um creme mais grossinho. Coloque sal a gosto e leve para gelar.

Sirva com as tortillas chips/ totopos.

guaca

0 Comentários

Deixe seu comentário!


Warning: Undefined variable $user_ID in /home1/menuse86/public_html/wp-content/themes/msgtheme/comments.php on line 40