Pão de Queijo “Lá da Venda”

Postado por menusemgluten em 08/out/2013 - Sem Comentários

Há algum tempo vi que alguns blogs publicaram a receita de pão de queijo do restaurante e empório Lá da Venda, na Vila Madalena. Fiquei super curiosa para testar, mas como AMO a receita da Carla Pernambuco, acabava sempre postergando.

Esta receita é bem diferente, pois leva polvilho doce, não azedo, e geralmente, pão de queijo é feito com polvilho azedo. Por isso, a textura fica mais puxa puxa, mas a parte de fora é bem crocante.

Peguei a receita aqui. No site tem um passo a passo com a própria chef, Heloísa Bacellar.

Como estava testando, resolvi fazer meia receita. Vou passar a receita completa e colocar ao lado o que fiz.

Ingredientes:
4 xícaras (chá) de polvilho doce (usei 2 xícaras)
4 xícaras (chá) de queijo da Serra da Canastra ralado grosso (usei 2 xícaras de queijo meia cura)
2 ¼ xícaras (chá) de água (usei um copo medidor – 1 xícara e mais um pouquinho)
½ xícara (chá) de óleo (1/4 xícara)
1 colher (sopa) rasa de sal (1/2 colher)
3 ovos grandes (usei apenas 1 ovo grande)

Comece colocando a água e o óleo para ferver. Ponha o polvilho e o sal na batedeira. Quando os líquidos estiverem ferventes, adicione na farinha e bata em velocidade máxima até virar uma massa grudenta. Sem parar de bater, acrescente um ovo e espere incorporar à massa. Repita o operação, sempre adicionando um ovo por vez. Quando a massa estiver homogênea, junte o queijo e bata mais.

Tive um pouco de dificuldade de bater na batedeira. Quando adicionei a água e começou a bater, virou uma massaroca e grudou tudo na espátula. Fiquei em pânico, mas, mesmo assim, adicionei o ovo e deixei bater mais, até incorporar. Comecei a adicionar o queijo meia cura ralado, e como não conseguia bater direito, desliguei a batedeira e misturei tudo com as mãos mesmo, até tudo estar muito bem incorporado.

Faça as bolinhas e arrume na assadeira deixando espaço entre elas. Asse em forno preaquecido entre 180 e 200 graus (temperatura média alta), até o lado inferior dos pães ficar dourado.

Não achei essa receita muito fácil de fazer, mas não fiz a receita completa, talvez isso tenha alterado alguma coisa, não sei. Também usei queijo meia cura e não queijo de serra da canastra.
Posso dizer que o resultado é bem bom… me deu inspiração para fazer uns outros testes com essa base… se der certo, posto para vocês.

Minha receita rendeu cerca de 20 pães de queijo médios.

0 Comentários

Deixe seu comentário!


Warning: Undefined variable $user_ID in /home1/menuse86/public_html/wp-content/themes/msgtheme/comments.php on line 40