Frango ao pesto com Polenta italiana cremosa

Postado por menusemgluten em 06/set/2013 - Sem Comentários

Frango ao pesto + Polenta italiana cremosa

Receita de Frango ao pesto com Polenta italiana cremosa

Há alguns dias vi uma receita de polenta no livro da chef Tatiana Cardoso, do restaurante natural Moinho de Pedra. Nunca fui a maior fã de polenta, mas a foto que vi me deu vontade de fazer.

Fui atrás de uma polenta italiana, que era a que ela usava na receita. Porém, quando fui fazer ontem, vi que ela usava cogumelos no molho e eu não tinha em casa. Dando uma pesquisada na internet, vi uma receita da Rita Lobo, de polenta com frango e pesto, mas era frango inteiro… Enfim, fiz um mix de todas essas receitas que vi e saiu este prato. Posso dizer que até o marido, que não gosta de polenta, gostou 🙂

Comece temperando os os filés de frango.

Ingredientes:

4 filés de frango
Sal e pimenta do reino a gosto
Suco de 1 limão
Raspas do limão
2 dentes de alho amassados

Modo de preparo:

Esfregue bem o frango com esses temperos e leve à geladeira por, pelo menos, 30 minutos, para pegar gosto. Esse processo já MUITA diferença no resultado final.

Ingredientes do pesto:

1 maço pequeno de manjericão (mais ou menos 1 xícara) higienizado e seco (secar um pouco com papel toalha)
2 dentes de alho
25 g de castanhas do pará (mais ou menos 2 colheres de sopa) – se gostar do pesto mais grossinho, coloque mais.
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado na hora (também faz muita diferença)
3/4 xícara de chá (+- 180 ml) azeite de oliva extra virgem
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Bater tudo no liquidificador, até obter uma mistura homogênea. Reserve.

Ingredientes da polenta:

200 g de polenta italina
1 litro de água
Sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres de sopa de manteiga (para finalizar)

Modo de preparo:

Coloque a água para ferver em uma panela. Quando estiver começando a formar bolinhas de vapor no fundo da panela, adicione a polenta aos poucos, misturando sem parar com um fouet. Continue mexendo até a polenta engrossar. Vai começar a borbulhar. Tampe a panela e deixe cozinhar, mas mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela.

Esse processo é demorado, leva em torno de 40 minutos. Não gosto da polenta muito grossa, prefiro mais cremosa, então, quando eu via que estava ficando muito grossa, eu adicionava um pouco de água, para voltar a ficar na textura que gosto.

No final do processo, adicione a manteiga. Mexa bem e sirva em seguida. Se esfriar, será necessário adicionar mais água para a polenta voltar a ficar cremosa.

Eu queria uma versão de polenta mais básica mesmo, porque ia ter o frango com pesto para acompanhar, mas, se você quiser fazer uma polenta com um molho apenas, utilize caldo de frango ou vegetais ao invés de água, e pode acrescentar queijo parmesão no final do processo. Vai dar mais cremosidade ao prato.

Voltando ao frango. Depois que ele tiver descansado (na geladeira, tá gente?), retire e passe um pouco do pesto em volta dos filés. Esfregue bem com as mãos.

Pegue uma forma, forre com papel alumínio, e coloque os filés lado a lado. Coloque mais um pouco do pesto por cima dos filés e leve para assar, em forno médio, por, mais ou menos 30 minutos, ou até o frango estar cozido. Retire do forno, salpique um pouquinho de mussarela ralada e leve ao forno por mais 3 minutos, só pra dar uma derretidinha do queijo.

Sirva em cima da polenta.

0 Comentários

  1. Mari disse:

    Polenta é uma delícia! Espero que depois dessa, vocês também tenham virado fãs, rsrs….

Deixe seu comentário!


Warning: Undefined variable $user_ID in /home1/menuse86/public_html/wp-content/themes/msgtheme/comments.php on line 40