Rosbife, Minicenouras, Batatas crocantes e molho super rápido

Postado por menusemgluten em 11/ago/2013 - Sem Comentários

Receita de Rosbife, Minicenouras, Batatas crocantes e molho super rápido

Esta receita foi tirada do livro 30 minutos e pronto do Jamie Oliver. Adoro ele e amei o resultado final.

Para mim, a combinação batatas e carne é infalível…rs. Esse molho e as cenourinhas complementam perfeitamente.

A receita não é difícil, apenas tem algumas etapas. Garanto que vale a pena investir seu tempo, pois o resultado é delicioso!! 🙂

Ingredientes Batatas:

  • 500 g de batata rosada
  • 1 limão (usei siciliano)
  • 4 ramos de tomilho ou alecrim frescos (usei alecrim à gosto)
  • 1 cabeça de alho (achei muito, usei 4 alhos esmagados)

Lave as batatas e deixe-as com casca. Picar em pedaços de 2 cm e colocar em uma frigideira. Cobrir com água fervente, temperar com sal e tampar. Aumente o fogo ao máximo e deixar ferver por 8 minutos ou até amaciar a batata. Enquanto a batata cozinha, faça as minicenouras.

Ingredientes minicenouras:

  • 500 g de minicenouras (utilizei a que vem em pacotinhos, mas se você encontrar as minicenouras, acho que o resultado fica bem legal)
  • 2 ramos de tomilho fresco (não usei)
  • 2 folhas de louro
  • 1 colher de sopa cheia de açúcar
  • Uma bolota de manteiga (usei ghee)

Colocar as cenouras na panela e despejar água quente até cobrir. Adicionar o tomilho, o louro, uma pitada de sal, uma esguichada de azeite e o açúcar. Tampe e deixe cozinhar até amolecerem.

Depois de colocar as minicenouras para cozinhar, olhe a batata, se estiver macia, escorra a frigideira. Deixe o fogo alto.

Adicione um fio de azeite, uma pitada de sal e pimenta, tirinhas da cassa de 1 limão, tomilho e alecrim, e o alho esmagado. Misture tudo e mexa até a casca ficar meio douradinha.

Quando as cenouras estiverem macias, escorra e devolva à panela, misture com a manteiga e pronto.

Ingredientes rosbife:

  • 700 g filé mignon
  • 8 ramos de cada uma das ervas: alecrim, sávia e tomilho (utilizei somente alecrim e cebolinha picada)

Pique  as ervas grosseiramente, misture boa pitada de sal e pimenta. Espalhe tudo na tábua e role o filé nesse mix de temperos até cobrir a carne inteira com as ervas (o Jamie corta a carne ao meio, no sentido do comprimento e usa as duas metades.

Coloque a carne numa frigideira quentíssima com algumas esguichadas de azeite. Vá virando cada minuto, até dourar a carne completamente.
Reduza um pouco o fogo da frigideira.

Molho

Descasque e fatie fino 1 cebola roxa. Acrescente metade dessa cebola à panela da carne, com uma esguichada de azeite (reserve o restante da cebola). Puxe a carne para um dos lados da frigideira e utilize o outro lado.

Enxague 12 cogumelos de Paris (frescos). Fatie os cogumelos e leve à frigideira. Misture tudo e continue virando o filé.

Passe a carne para uma travessa, regue com um fio de azeite e cubra com papel alumínio. Jamie reserva a carne, eu levei a carne ao forno quente por 5 minutos, para não ficar tão crua (se você gosta da carne bem mal passada, já está pronto).

Enquanto isso, na frigideira, adicione 1 colher de sobremesa de amido de milho  e uma taça de vinho tinto. Deixe ferver a mistura até quase secar, depois acrescente 300 ml de caldo de galinha (não coloquei tudo isso, fui colocando e vendo a quantidade de molho que eu gostaria). Cozinhe em fogo brando até ficar espesso.

Para servir, coloque em uma travessa umas 2 colheres de mostarda (usei Dijon, Jamie usou mostarda inglesa). Coloque a carne fatiada por cima. Polvilhe sal e pimenta.

Adicione os sucos da carne (do corte) ao molho que ainda está fervendo e sirva numa jarrinha (ou coloque por cima da carne).

Essa batatinha fica sensacional!!! Vale a pena fazer, mesmo que seja pra acompanhar um filé de frango! 🙂

0 Comentários

Deixe seu comentário!

%d blogueiros gostam disto: